Juan Ignacio Roncoroni/EFE
Juan Ignacio Roncoroni/EFE

Pré-Olímpico de Basquete será na Cidade do México

Torneio, que vale vaga no Rio, seria realizada em Monterrey

Estadão Conteúdo

07 de maio de 2015 | 21h09

O governo mexicano confirmou, nesta quinta-feira, que a capital Cidade do México vai substituir Monterrey como sede do Pré-Olímpico das Américas de basquete masculino, entre os dias 25 de agosto e 6 de setembro. O torneio, que também conta como Copa América, vai classificar os dois primeiros colocados para a Olimpíada do Rio, em 2106.

A competição estava programada para acontecer em Monterrey, cidade mexicana que ganhou a disputa com Caracas (Venezuela). Mas a Fiba Américas, braço regional de Federação Internacional de Basquete (Fiba) não chegou a um acordo com os proprietários da Arena Monterrey, onde deveriam ocorrer os jogos.

De acordo com Alfredo Castillo, diretor da comissão nacional de cultura física e esporte (o equivalente ao ministério do Esporte do México), uma reunião com a prefeitura da Cidade do México vai oficializar o acerto para que os jogos sejam realizados no Palácio dos Esportes. O ginásio foi a sede do basquete nos Jogos Olímpicos de 1968 e já recebeu 18 partidas da NBA.

A mudança de local deve obrigar a organização a alterar o calendário da Copa América, adiantando ou postergando toda a programação em três ou quatro dias. Isso porque o ginásio é também usado para diversos tipos de eventos e já estava alugado em algumas das datas necessárias.

A Fiba ainda não confirmou se vai dar ao Brasil um convite para os Jogos do Rio como país sede. A entidade pretende tomar essa decisão apenas em junho, enquanto aguarda da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) pagar a "doação" prometida em troca do convite para o Mundial do ano passado.

Notícias relacionadas
Tudo o que sabemos sobre:
basquetePré-Olímpico de Basquete

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.