John Locher/ AP
John Locher/ AP

Primeira treinadora da NBA é campeã da Liga de Verão

Becky Hammon comandou o San Antonio Spurs em Las Vegas

Luiz Felipe Barbieri , O Estado de S. Paulo

21 de julho de 2015 | 18h04

A tradicional Summer League (Liga de Verão) serve como teste para as equipes observarem suas escolhas no Draft. Por isso, os olhos de especialistas e espectadores costumam se atentar aos jogadores que brigam não só por uma bola dividida, mas por um contrato na NBA.

Este ano, no entanto, quem roubou a cena em Las Vegas, uma das sedes do campeonato, não jogou sequer um minuto. Becky Hammon, assistente técnica do San Antonio Spurs e ex-jogadora da WNBA, se tornou a primeira mulher a comandar um time da Liga. 

De quebra, levou a franquia a uma vitória contra o Phoenix Suns por 93 a 90 na final e cravou seu nome na história como a primeira mulher campeã à frente de uma equipe da NBA. 

Becky jogou 16 anos na WNBA, com passagens pelo New York Liberty e o San Antonio Stars. Ela foi selecionada sete vezes para o jogo das estrelas e duas vezes para o primeiro time da Liga. Mesmo assim, não conseguiu ser convocada para defender a seleção americana. Em 2008, naturalizou-se russa e conquistou o bronze nas Olimpíadas de Pequim. 

Depois de se aposentar em agosto do ano passado, Becky foi contratada pelo San Antonio Spurs como assistente do treinador Gregg Popovich. Hoje, ela é a única mulher a compor o quadro técnico de um time da NBA. 


Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.