Seleção de basquete é bicampeã de torneio preparatório

A seleção brasileira masculina de basquete venceu o Canadá por 87 a 69 na noite desta quinta-feira, em San Juan, em Porto Rico, e conquistou o bicampeonato da Copa Tuto Marchand, que serve de preparação para Copa América. A competição terá início no dia 26 e classificará os quatro primeiros colocados ao Mundial de 2010, na Turquia.

ALAN RAFAEL VILLAVERDE, Agencia Estado

20 de agosto de 2009 | 21h31

A boa participação da equipe brasileira no torneio é motivo de empolgação. Foram três vitórias com variações nas jogadas de ataque, com mais infiltrações, e uma defesa mais sólida, deixando de lado a ansiedade que minou a equipe nas últimas competições, principalmente no Mundial de 2006. Agora, a missão é ficar entre os quatro da Copa América e, no Mundial, buscar sua vaga aos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. A seleção não participar de uma Olimpíada desde 1996, em Atlanta.

O destaque da partida foi Leandrinho, com 27 pontos e aproveitamento de 75% nos arremessos de três pontos. Já Tiago Splitter terminou com 16 pontos e oito rebotes. Varejão, destaque da vitória sobre Porto Rico, teve atuação mais discreta, com 10 pontos e oito rebotes. Na partida, a seleção brasileira obteve ótimo aproveitamento nos arremessos, de 57%, mas novamente falhou nos lances livres, com 61%, o que é preocupante para a disputa da Copa América.

Agora, a seleção brasileira tem cinco dias para se preparar para sua estreia na Copa América, no dia 26 diante da rival República Dominicana. As duas seleções fazem parte do Grupo B, juntamente com Panamá, Venezuela e Argentina.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.