Arquivo/AE
Arquivo/AE

Seleção de basquete é convocada para a Copa América

Equipe do técnico Moncho Monsalve conta com Leandrinho e Anderson Varejão, atletas da NBA

AE, Agencia Estado

13 de julho de 2009 | 19h46

O técnico Moncho Monsalve divulgou nesta segunda-feira a convocação da seleção masculina de basquete para a disputa da Copa América, torneio no qual o Brasil busca a vaga para o Mundial do ano que vem, na Turquia. Os destaques da lista do treinador espanhol foram os jogadores que atuam na NBA: o ala/armador Leandrinho, do Phoenix Suns, e o ala/pivô Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers. Já o pivô Nenê, do Denver Nuggets, ficou de fora.

Enquanto Nenê ainda se recupera de uma fratura no antebraço esquerdo, sofrida no último jogo dos Nuggets pelos playoffs da NBA, o Brasil poderá contar com outro jogador importante: o pivô Tiago Splitter, que joga pelo Tau Cerámica, da Espanha. Além de Splitter, o também pivô João Paulo Batista, o ala Guilherme Giovannoni e o armador Marcelinho Huertas foram outros atletas convocados que também atuam na Europa.

O restante da lista de 20 jogadores, do qual oito ainda serão cortados até a Copa América, é formada basicamente por destaques do Novo Basquete Brasil (NBB), sendo quatro deles do campeão Flamengo - o armador Duda, os alas Marcelinho Machado e Jeferson Willian, e o pivô Rafael "Baby" Araújo. O técnico Moncho ainda chamou mais dois jogadores que chegam como convidados e treinarão junto com a seleção: o armador Luiz Felipe Lemes e ala/pivô Mineiro.

Na preparação para a Copa América, que será realizada de 26 de agosto a 6 de setembro, em Porto Rico, o Brasil disputará duas competições. No Rio de Janeiro, joga o Torneio Internacional Eletrobrás, e depois atua na Copa Tuto Marchand, já em território porto-riquenho. A apresentação do elenco está marcada para o próximo dia 26, em São Paulo. Após realizar exames médicos e testes físicos, a seleção começará os treinos no ginásio do Paulistano.

A estreia na Copa América será no dia 26 de agosto, contra a República Dominicana. O Brasil está no Grupo B, que conta ainda com Argentina, Venezuela e Cuba. Na primeira fase, as equipes jogam entre si e as quatro melhores se classificam para a segunda etapa, quando os times jogam contra as seleções da outra chave - Canadá, Ilhas Virgens, México, Porto Rico e Uruguai.

Os quatro melhores ao final destes confrontos garantem vaga no Mundial de 2010, que já tem a anfitriã Turquia e os Estados Unidos classificados. Para decidir o campeão da Copa América, ainda serão disputadas semifinais e final.

Lista de convocados para a Copa América:

Armadores

Manteiguinha - Joinville (SC)

Duda - Flamengo (RJ)

Fúlvio de Assis - C.B. Granada (Espanha)

Marcelinho Huertas - GMAC Bologna (Itália)

Ala/armadores

Diego Pinheiro - Brasília (DF)

Jonathan Tavernari - BYU Utah (Estados Unidos)

Leandrinho - Phoenix Suns (Estados Unidos)

Alas

Alex Garcia - Brasília (DF)

Jeferson Willian - Flamengo (RJ)

Guilherme Giovannoni - Virtus Bologna (Itália)

Guilherme Teichmann - Limeira (SP)

Marcelinho Machado - Flamengo (RJ)

Alas/pivôs

Anderson Varejão - Cleveland Cavaliers (Estados Unidos)

Olivinha - Pinheiros (SP)

Lucas Cipolini - BYU Hawaii (Estados Unidos)

Murilo Becker - Minas (MG)

Pivôs

João Paulo Batista - Le Mans (França)

Paulão Prestes - Clinicas Rincón Axarquia (Espanha)

Rafael "Baby" Araújo - Flamengo (RJ)

Tiago Splitter - Tau Cerámica (Espanha)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.