Seleção de basquete vence Cabo Verde em Portugal

Equipe masculina não tem problemas para fazer 90 a 72 na estreia nos Jogos da Lusofonia, em Lisboa

AE, Agencia Estado

14 de julho de 2009 | 21h11

A seleção masculina de basquete derrotou Cabo Verde nesta terça-feira, pela estreia nos Jogos da Lusofonia, em Lisboa. O Brasil venceu com certa facilidade, por 90 a 72. A competição serve como preparatório para a disputa da Copa América, no fim de agosto. A equipe vinha da conquista do título no Torneio Internacional da Almada, também em Portugal. Na sequência, disputará o Torneio Super Four, na Argentina.

Apesar de ter vencido bem, o jogo não estava fácil para o Brasil no intervalo, quando ganhava por apenas quatro pontos: 35 a 31. Para abrir diferença no placar, a seleção contou com a ajuda do ala/pivô Olivinha, cestinha do jogo, com 14 pontos. O armador Duda também foi bem e anotou mais 12 pontos. Já o pivô Paulão não pôde atuar, ficando de fora por recomendação médica.

Para o auxiliar-técnico José Alves Neto, que vem comandando o time em Portugal, o saldo do confronto foi satisfatório. "Foi um jogo em que novamente utilizei todos os jogadores e serviu para dar mais experiência internacional ao grupo. Tivemos seis atletas pontuando com dez ou mais pontos e isso mostra a importância do trabalho coletivo. Foi a quarta partida e a quarta vitória na excursão. A cada confronto a equipe está mostrando evolução", disse.

O próximo desafio do Brasil nos Jogos da Lusofonia será nesta quinta-feira, quando o time enfrenta Guiné Bissau, às 17h15 (de Brasília). A seleção vem atuando em Portugal com uma equipe secundária, da qual apenas alguns jogadores serão aproveitados para a Copa América. Enquanto isso, o técnico Moncho Monsalve fez a convocação para a competição continental nesta segunda, e os atletas se apresentam no dia 26, em São Paulo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.