Shaquille O'Neal encerra vitoriosa carreira na NBA

O pivô Shaquille O''Neal, um dos maiores jogadores da história da NBA, anunciou nesta quarta-feira o fim da sua carreira. Aos 39 anos, ele disputou 19 temporadas e conquistou quatro títulos na liga norte-americana de basquete. Mas, mesmo com mais um ano de contrato com o Boston Celtics, resolveu antecipar sua aposentadoria por causa dos problemas físicos.

AE, Agência Estado

01 de junho de 2011 | 17h30

Shaq anunciou sua decisão através do Twitter. "Estou me aposentando", escreveu o gigante de 2,16 metros. Logo depois, ele postou um vídeo de 16 segundos para comentar o fim da carreira e agradecer aos fãs. "Conseguimos: 19 anos, baby. Muito obrigado. Por isso estou falando para vocês primeiro: estou me aposentado. Amo vocês", foi o recado dele aos torcedores.

Ao longo da brilhante e vitoriosa carreira na NBA, Shaq defendeu seis equipes. Começou no Orlando Magic, onde chegou a ser vice-campeão em uma das quatro temporadas disputadas. Depois, teve seu período de maior sucesso no Los Angeles Lakers, equipe que defendeu oito anos e pela qual conquistou três títulos. Nessa época, era o jogador mais dominante da liga.

Em 2004, ele seguiu para o Miami Heat, onde jogou por quatro temporadas e também conquistou um título. Depois, já sem o mesmo vigor físico, passou dois anos no Phoenix Suns e um no Cleveland Cavaliers. Em 2010, Shaq chegou ao Boston Celtics com a esperança de ser campeão mais uma vez. Mas seguidas lesões o afastaram da maior parte do campeonato - jogou apenas 37 vezes.

Ele ainda tinha mais um ano de contrato com o Celtics, mas decidiu antecipar o fim da carreira - o time de Boston disse que ainda não foi comunicado da aposentadoria do veterano jogador. Assim, Shaq deixa as quadras com seu nome registrado na história da NBA: é o quinto maior cestinha de todos os tempos, com um total de 28.596 pontos marcados.

Tudo o que sabemos sobre:
basqueteNBAShaquille O'Neal

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.