Marcelo Say/ EFE
Marcelo Say/ EFE

A dez rodadas do fim, Fla já soma mesma pontuação de campanha do título de 2009

Campanha feita quando o time carioca levantou a taça há dez anos deve ser superada com sobras

Redação, O Estado de S.Paulo

28 de outubro de 2019 | 10h33


Ao vencer o CSA no domingo, o Flamengo alcançou 67 pontos na tabela do Brasileirão. Se aparentemente o número não chama atenção, a cifra ganha destaque se comparada à última campanha vitoriosa da equipe carioca no campeonato. Em 2009, ao faturar o título, o Fla tinha exatamente os mesmos 67 pontos.

A pontuação chama ainda mais atenção se levar em consideração que o atual campeonato ainda tem mais dez rodadas a serem disputadas. Ou seja, 30 pontos ainda estão em disputa, o que deve "engordar" ainda mais as cifras do time carioca, cada vez mais perto de se sagrar campeão.

"É um dado que não sabia, mas é um dado que reflete o campeonato que estamos fazendo. Ainda faltam 30 pontos, dez rodadas e já temos essa pontuação de quando foi campeão", diz o técnico Jorge Jesus, que prefere não se empolgar muito com a proximidade do título. "São coisas que não podemos valorizar muito. Ainda temos dez rodadas e não vai ser fácil. O campeonato é muito difícil."

O triunfo de domingo manteve a vantagem de dez pontos sobre o vice-líder Palmeiras, dono de 57 pontos. "Estamos em uma caminhada difícil, longa, mas que estamos cada vez mais perto do nosso sonho, que é ganhar esse título", afirma o treinador rubro-negro.

Com dez jogos ainda a disputar, o Flamengo sonha com o título e também com possíveis recordes. O principal é o de pontos. A marca pertence atualmente ao Corinthians, que somou 81 pontos no Brasileirão de 2015. Trata-se da maior pontuação do campeonato no atual formato, disputado em pontos corridos, com a presença de 20 clubes.

Se mantiver o atual ritmo até o fim do Brasileirão, o Fla tem boas chances de superar esta marca histórica. Isso porque aquele time do Corinthians obteve um aproveitamento de 71%. A equipe carioca exibe no momento 79%.

O Flamengo volta a campo na quinta-feira para enfrentar o Goiás, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 29ª rodada.

Para Entender

Programação de tv

Veja as principais atrações esportivas do dia

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.