21 de outubro de 2015 | 09h30
O São Paulo recebe o Santos nesta quarta-feira, no Morumbi, pela Copa do Brasil, e pode pegar como exemplo a última vitória como visitante sobre o rival para se inspirar na busca por vaga na decisão do torneio. Foi em 2009 e com gol de falta de Rogério Ceni que a equipe da capital conseguiu virada espetacular e venceu por 4 a 3 na Vila Belmiro.
O Estado relembra essa partida como capítulo da retrospectiva especial de jogos marcantes da carreira do goleiro tricolor. O resgate histórico antecipa a preparação para a homenagem à aposentadoria de Ceni, que aos 42 anos deve dar adeus ao futebol no fim da temporada.
Michel descarta favoritismo do Santos
Naquele 25 de outubro, as duas equipes jogavam pela 31ª rodada do Brasileiro e fizeram um clássico movimentado. Sem Neymar e Kleber Pereira, o Santos começou melhor e ficou na frente duas vezes. Ainda no primeiro tempo o São Paulo conseguiu descontar e no intervalo o placar era de 2 a 2. Na etapa final foi a vez de o time visitante ficar em vantagem, com Jorge Wagner, mas Robson empatou na sequência.
Aos 23 minutos, Dagoberto sofreu falta na entrada da área e Rogério Ceni se apresentou para cobrar. O goleiro não marcava há mais de um ano e passou boa parte do período em recuperação de uma fratura no tornozelo esquerdo. O são-paulino executou uma ótima cobrança e colocou o time em vantagem. A vitória valeu a entrada no G-4 e a aproximação ao líder Palmeiras, que ficou apenas dois pontos na frente ao fim da rodada.
Até o jogo terminar, Ceni voltaria a ser o personagem de um jogo importante. Aos 30 minutos, saiu da área para tentar cortar um ataque santista e trombou com Jean. O árbitro resolveu expulsar o goleiro no lance e coube a Dênis encerrar a partida. Apesar do desfalque o São Paulo segurou a vantagem.
FICHA TÉCNICA
25/10/2009 - CAMPEONATO BRASILEIRO
SANTOS 3 X 4 SÃO PAULO
SANTOS: Felipe; Pará, Astorga, Adaílton e Triguinho; Germano, Rodrigo Souto, Felipe Azevedo (Robson), Paulo Henrique Lima e Madson (Jean); André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias e Miranda; Adrián González (Zé Luis), Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Junior Cesar; Dagoberto (Borges) e Washington (Denis). Técnico: Ricardo Gomes.
GOLS: André, aos seis, Hernanes, aos 12, Rodrigo Souto, aos 26, e Washington, aos 38 minutos do primeiro tempo. Jorge Wagner, aos 15, Robson, aos 21, e Rogério Ceni, aos 23 minutos do segundo tempo.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.