Publicidade

A contagem regressiva de Ceni: o início da reação contra a queda

Em 2013, São Paulo bateu o Fluminense após 12 jogos em ganhar

PUBLICIDADE

Por Ciro Campos
Atualização:

O São Paulo que recebe neste domingo o Fluminense, no Brasileirão, está pressionado pelos maus resultados e pode se inspirar em ocasião semelhante para buscar a reação. Em 2013, também no Morumbi, o time recebeu a equipe carioca, conseguiu uma vitória para acabar om jejum de 12 jogos sem vencer e iniciou a arrancada para fugir do rebaixamento.

PUBLICIDADE

O Estado relembra essa partida como parte da retrospectiva especial de partidas inesquecíveis do goleiro Rogério Ceni. Esse resgate histórico antecipa a preparação para a homenagem à aposentadoria do goleiro, que aos 42 anos faz a última temporada pelo São Paulo e deve dar adeus ao futebol no fim da temporada.

Naquele 25 de agosto, Rogério Ceni vestiu a faixa de capitão com a responsabilidade extra de tirar o São Paulo na zona de rebaixamento em confronto diante do então atual campeão nacional. O time comandado pelo técnico Paulo Autuori amargava a vice-lanterna da competição e entrou em campo para um público de 55 mil pessoas. A diretoria reduziu o preço do ingresso para R$ 10 justamente para ter casa cheia.

Ceni e Luis Fabiano antes de duelo decisivo em 2013 Foto: Rubens Chiri/Divulgação

Pressionado pela sequência de insucessos, o São Paulo precisou conter o nervosismo até os 28 minutos, quando Luis Fabiano abriu o placar. Ainda no primeiro tempo Reinaldo ampliou e começou a devolver a tranquilidade para a torcida. Porém o Fluminense conseugiu diminuir nos acréscimos e Rogério Ceni precisou agir para garantir o resultado.

O apito final encerrou uma longa espera por vitória, mas não evitou a angústia. O São Paulo precisaria de mais algumas rodadas para se ver livre das últimas posições, quando já estava sob o comando de Muricy Ramalho. Só que se lembrou que naquela tarde no Morumbi o time começou a renascer para evitar o inédito rebaixamento no Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 2 X 1 FLUMINENSE

Publicidade

25/8/2013 - CAMPEONATO BRASILEIRO

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Rafael Toloi e Reinaldo; Wellington, Fabrício (Antônio Carlos), Jadson (Aloísio) e Ganso; Ademilson (Lucas Evangelista) e Luis Fabiano. Técnico: Paulo Autuori

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Gum, Anderson e Edinho; Igor Julião, Jean (Kenedy), Diguinho, Felipe (Eduardo) e Carlinhos; Samuel e Wagner (Biro Biro). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GOLS: Luis Fabiano, aos 27, e Reinaldo, aos 45 minutos do primeiro tempo. Eduardo, aos 47 minutos do segundo tempo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.