Acidente de ônibus mata 5 jogadores de time sul-africano

Problema foi no sábado, quando o Burgersdorp Shining Stars viajava para disputar uma partida pela liga regional

EFE

12 de outubro de 2009 | 14h37

Cinco jogadores de um clube sul-africano de futebol morreram e outros 22 ficaram feridos em um acidente envolvendo o ônibus em que estavam na cidade de Limpopo, no norte da África do Sul.

A federação sul-africana de futebol divulgou nota informando que a equipe em questão é o Burgersdorp Shining Stars. O acidente aconteceu sábado, quando a equipe viajava para disputar uma partida pela liga regional fora de casa.

Kirsten Nematandani, presidente da federação local, manifestou sua preocupação pela forma de deslocamento usada pelos clubes mais modestos do país, em caminhonetes e microônibus lotados.

Sua intenção é que as empresas de transporte façam um plano de mudanças, que poderia ser incorporado ao plano para o desenvolvimento do futebool.

Ainda segundo Nematandani, as categorias de base do país que sediará a próxima Copa do Mundo têm "séria escassez de recursos".

Membros do comitê executivo da federação local visitaram os familiares das vítimas para manifestar condolências e prestar apoio, e também foi aos hospitais onde os feridos estão internados.

Este não foi o único fato trágico no futebol africano este fim de semana. No Zimbábue, 35 espectadores ficaram feridos pela queda de uma cerca de um setor das arquibancadas no estádio Rufaro, da capital Harare.

O incidente ocorreu antes da partida entre o clube local CAPS United e a seleção do Zimbábue, quando representantes de uma empresa começaram a jogar camisas para o público.

A atitude gerou confusão e correria, o que provocou a derrubada da cerca e levou algumas pessoas a caírem de uma altura considerável.

Alguns dos feridos foram atendidos no local e outros tiveram de ser transferidos a um hospital de Harare. Ninguém morreu.

Em 2000, 13 pessoas morreram pisoteadas no Estádio Nacional de Esportes de Harare, como resultado de uma confusão durante o jogo entre a seleção local e a África do Sul, pelas Eliminatórias à Copa de 2002.

Tudo o que sabemos sobre:
morteÁfrica do Sul

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.