Brynjar Gauti/AP
Brynjar Gauti/AP

África do Sul perde mais uma e complica Joel Santana

Derrota por 1 a 0 para a Islândia, fora de casa, é a oitava nos últimos nove jogos da seleção africana

AE, Agencia Estado

13 de outubro de 2009 | 17h39

A África do Sul, do técnico brasileiro Joel Santana, voltou a decepcionar. Nesta terça-feira, os sul-africanos disputaram um amistoso em Reykjavik, na Islândia, contra a seleção local, e acabaram derrotados por 1 a 0.

especialDê seu palpite no Bolão Vip do Limão

O único gol da partida foi marcado aos cinco minutos do segundo tempo, pelo atacante Veigar Pall Gunnarson, que atua no Nancy, da França. Esta é a primeira vitória islandesa desde o fim das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2010 - a Islândia ficou na última posição do Grupo 9, com apenas cinco pontos em oito partidas disputadas.

Para a África do Sul, o resultado representou a oitava derrota nos últimos nove jogos da seleção. Os sul-africanos perderam os amistosos para Noruega, Irlanda do Norte, Alemanha e Sérvia, e conseguiram vencer apenas a fraca seleção de Madagáscar.

Antes da série de amistosos, a África do Sul não vencia desde a primeira fase da Copa das Confederações, quando superou a Nova Zelândia por 2 a 0. Depois perdeu para a Espanha, foi derrotada pelo Brasil nas semifinais e novamente pelos espanhóis na disputa pelo terceiro lugar.

Com a derrota desta terça-feira, Joel Santana vive seu pior momento à frente da seleção da África do Sul e está com o cargo ameaçado. Até o final do ano, os anfitriões da próxima Copa do Mundo fazem mais dois amistosos, contra Japão e Jamaica.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.