Agora sub-17, Taça BH terá equipes da Série A e times estrangeiros

Um dos mais tradicionais torneios de base do futebol brasileiro, a Taça BH vai mudar de formato em 2015. Nesta terça-feira, a Federação Mineira de Futebol (FMF) confirmou que o torneio, que antes aceitava inscrições de jogadores até 20 anos, agora será de juvenis (sub-17). Além disso, três equipes estrangeira vão competir.

Estadão Conteúdo

24 Março 2015 | 16h09

As mudanças estão relacionadas à criação do Campeonato Brasileiro Sub-20, que agora será organizado pela CBF, acontecendo entre 3 de junho e 2 de setembro. A Taça BH tradicionalmente é disputada no meio do ano e, por isso, seria prejudicada. Assim, a FMP optou por alterar o caráter do torneio, que este ano acontecerá entre 9 e 29 de julho.

"É um processo natural em todo clube grande. Todos sabem que atletas entre 18 e 20 anos de maior destaque já estão no elenco principal dos clubes que disputam a Série A ou B. Assim, passando para Sub-17, as equipes enviarão o que têm de melhor", argumenta Paulo Bracks, diretor executivo da FMF.

Recentemente, a Federação Paulista fez análise no sentido oposto. Acreditando que os jogadores de base têm chegado mais tarde às equipes principais, voltou a fazer da Copa São Paulo um torneio sub-20 e não mais sub-18.

Vão participar da Taça BH os 20 clubes da Série A do Brasileirão, além de convidados. Dois times estrangeiros já confirmaram participação: o Shandong Luneng, da China, e o Nacional, do Uruguai. Equipes da Inglaterra e o Boca Juniors já rejeitaram os convites.

Mais conteúdo sobre:
futebol Taça BH

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.