Ajax bate Twente, quebra jejum e é campeão holandês

Maior campeão do futebol holandês, o Ajax conquistou neste domingo o seu 30.º título nacional, quebrando um jejum de sete anos. A taça veio de forma emocionante, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Twente, na última rodada. Quem vencesse seria campeão e o empate era do time de Enschede.

AE, Agência Estado

15 de maio de 2011 | 16h36

O Ajax, assim, vinga a derrota sofrida para o Twente há exatamente uma semana, que valeu o título da Copa da Holanda. Na ocasião, o time de Amsterdã abriu 2 a 0, mas levou a virada em 3 a 2. O título conquistado neste domingo foi o primeiro de Frank de Boer como treinador - o ex-zagueiro faturou cinco como jogador do Ajax.

Pela vitória neste domingo, o Ajax encerra a competição com 73 pontos, contra 71 do Twente. Ambos vão disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada. A terceira colocação ficou com o PSV, que fez 69 pontos e conquistou vaga direta na Liga Europa.

Outras duas vagas serão decididas em playoffs. O AZ Alkmar pega o ADO Den Haag enquanto o Groningen encara o Roda JC. Willem II e VVV-Venlo jogam playoffs para seguirem na primeira divisão.

ESCÓCIA - Outro time que levantou taça neste domingo foi o Rangers, que venceu o Kilmarnock por 5 a 1 e faturou seu 54.º título escocês, o terceiro consecutivo. O time de Glasgow aumenta, assim, a vantagem sobre seu maior rival, o Celtic, que tem 42 conquistas.

Campeão, o Rangers fechou o campeonato escocês com 93 pontos, apenas um a mais que o seu grande rival, e entra na terceira fase eliminatória da próxima Liga dos Campeões. Celtic e Heart disputam as fases de classificação à Liga Europa. O Dundee, quarto, torce para o Celtic vencer o Motherwell na final da Copa da Escócia para também ir à segunda principal competição da Europa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.