Werther Santana/Estadão
Werther Santana/Estadão

Alan carrega Iniesta no bolso para se destacar

Promessa da base do Palmeiras, meia de 16 anos é fã do espanhol

Marcius Azevedo, O Estado de S.Paulo

02 Outubro 2016 | 05h02

Alan pega o celular no vestiário e observa um vídeo antes de colocar o uniforme do Palmeiras para entrar em campo. Em ação, um certo jogador do Barcelona. Messi? Neymar? Não. A fonte de inspiração do camisa 10 da equipe Sub-17 é Iniesta. Não adianta argumentar. "Ele é quem arma o jogo do Barcelona. É da minha posição. Tenho uns vídeos no celular, que procuro ver antes das partidas e tento imitá-lo."

Além de tentar repetir os movimentos, o palmeirense carrega outra semelhança com o jogador espanhol. Alan é o capitão do Palmeiras, assim como Iniesta é no Barcelona. "O espírito de liderança é uma das minhas principais características", comentou.

O garoto chegou ao Palmeiras no começo de 2014, vindo da ADC Mercedes-Benz, equipe de São Bernardo, primeiramente para o time de futsal. A transição para o campo ocorreu em seis meses. Versátil, Alan tem facilidade para atuar como o tradicional camisa 10, mas com fôlego para ajudar na marcação. “É o futebol moderno, se marca e joga também.”

Com apenas 16 anos, o garoto, convocado algumas vezes para a seleção brasileira, é uma das esperanças para subir para o profissional nos próximos anos e repetir o sucesso de Gabriel Jesus.

FICHA:

Nome completo: Alan de Souza Guimarães 

Data de nascimento: 8 de março de 2000

Posição: meio-campista

Altura: 1,63m

Direitos econômicos: 100% do Palmeiras

Empresário: Grupo Figer

Mais conteúdo sobre:
Futebol Palmeiras

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.