Alemanha e Gana fazem confronto direto por vaga

A Alemanha vive um paradoxo na Copa do Mundo. Sensação da primeira rodada, perdeu na segunda e corre o risco de ser eliminada na terceira se não vencer Gana nesta quarta-feira, às 15h30 (de Brasília), no estádio Soccer City, em Johannesburgo. O agravante é que os africanos também jogam para avançar às oitavas de final.

AE, Agência Estado

23 de junho de 2010 | 07h04

Gana é líder do Grupo D com quatro pontos, um a mais que Alemanha e Sérvia. O time africano precisará apenas de um empate para se classificar. A equipe germânica precisa vencer ou até empatar, desde que a Sérvia não vença a Austrália, que tem um ponto.

Os alemães dizem que não se sentem pressionados com a possibilidade de serem eliminados na primeira fase. "Quando é preciso ganhar, sempre estamos presentes. Estamos convencidos de que vamos fazer uma boa partida e ganhar", disse o zagueiro Friedrich.

A equipe não contará com o centroavante Klose, expulso na derrota para a Sérvia. Em seu lugar entrará o brasileiro naturalizado alemão Cacau, que marcou um dos quatro gols da vitória sobre a Austrália, na estreia. "Se eu jogar desde o início vou mostrar força, velocidade e faro de gol", prometeu o jogador, confiante na vaga. "Não tenho dúvida de que teremos sucesso".

O técnico Joachim Low mostra o mesmo otimismo. "Estamos cientes que passaremos de fase", avisou. "O grupo está concentrado para este decisivo jogo". O meia Schweinsteiger espera que o time repita a apresentação da estreia. "Temos de reencontrar o nosso jogo ofensivo. Se conseguirmos, temos boas chances de vencer".

Gana poderia estar em situação ainda mais cômoda se tivesse vencido a Austrália, num jogo em que atuou com um homem a mais desde a metade do primeiro tempo. Mas os jogadores se dizem esperançosos de chegar às oitavas pela segunda Copa seguida - em 2006 passaram num grupo que tinha Itália, Estados Unidos e República Checa e foram eliminados pelo Brasil nas oitavas de final.

"Todos sabemos que a Alemanha tem um bom time, mas nós achamos que também temos. Temos que manter as coisas bem ajustadas, permanecer juntos, e tenho certeza que podemos ganhar a partida", disse o capitão e zagueiro John Mensah, que volta ao time depois de ter sido desfalque no jogo contra a Austrália devido a uma lesão muscular.

FICHA TÉCNICA:

Gana x Alemanha

Gana - Kingson; Pantsil, Vorsah e Mensah e Sarpai; Tagoe, Annan, Prince Boateng e Ayew; Asamoah e Gyan. Técnico: Milovan Rajevac.

Alemanha - Neuer; Lahm, Friedrich, Mertesacker e Badstuber; Schweinsteiger, Khedira, Özil e Müller; Podolski e Cacau. Técnico: Joachim Low.

Árbitro - Carlos Eugênio Simon (Brasil).

Horário - 15h30 (de Brasília).

Local - Estádio Soccer City, em Johannesburgo (África do Sul).

Tudo o que sabemos sobre:
Copa 2010futebolAlemanhaGana

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.