Georgi Licovski/ EFE
Georgi Licovski/ EFE

Alemanha goleia Macedônia do Norte e é a primeira seleção a garantir vaga na Copa do Mundo de 2022

Seleção alemã conta com a ajuda da Romênia e carimba passaporte rumo ao Catar

Redação, O Estado de S.Paulo

11 de outubro de 2021 | 17h41

A Alemanha não teve dificuldades para garantir sua vaga na Copa do Mundo do Catar de 2022. A vitória por 4 a 0 sobre a Macedônia do Norte, nesta segunda-feira, carimbou seu passaporte. Ela se junta aos donos da casa. Resta a definição das outras 30 seleções que irão ao Mundial.

Com a vitória, os alemães chegaram aos 21 pontos no Grupo J das Eliminatórias da Europa. A vantagem de oito pontos para a vice-líder Romênia restando apenas duas partidas garantiu a classificação. Os romenos ajudaram ao vencerem Armênia por 1 a 0.

A vitória alemã fora de casa foi construída a partir do segundo tempo. Havertz marcou o primeiro. O questionado Timo Werner balançou a rede duas vezes e Musiala deu números finais ao confronto. Müller também se destacou e conduziu a goleada alemã.

A Alemanha vinha sendo fortemente criticada desde a eliminação precoce na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Mesmo defendendo o título, a seleção tetracampeã não foi capaz de superar a fase de grupos. Desde então, as críticas se voltaram ao técnico Joachim Löw.

Na Eurocopa, disputada em 2021, os alemães voltaram a sofrer e foram eliminados nas oitavas de final para os vice-campeões, a Inglaterra. Löw foi substituído por Hansi Flick, ex-técnico do Bayern de Munique e campeão da Liga dos Campeões da Uefa da temporada 2019-2020. Desde a sua chegada, os ânimos mudaram e foram acumuladas cinco vitórias que mudaram o panorama e o destino da Alemanha nas Eliminatórias.

MAIS JOGOS 

Outra seleção que poderia ter se classificado nesta segunda-feira é a Bélgica, que não foi a campo na oitava rodada do Grupo E, mas avançaria se o País de Gales perdesse para Estônia. Como os galeses venceram por 1 a 0, os belgas tentarão carimbar a classificação em 13 de novembro, quando enfrentam a Estônia, pela nona rodada.

A Bélgica está em primeiro lugar com 16 pontos, cinco a mais que República Checa e País de Gales, segundo e terceiro colocados, respectivamente. A seleção checa também jogou nesta segunda-feira e venceu Belarus por 2 a 0. Ainda no mesmo grupo, a Islândia goleou Liechtenstein por 4 a 0.

Em outra partida do dia, a Holanda aplicou a maior goleada da rodada ao bater Gibraltar por 6 a 0, resultado que a deixa na liderança do Grupo G com 19 pontos, apenas dois a mais que a segunda colocada Noruega, que venceu Montenegro por 2 a 0. Letônia e Turquia também se enfrentaram pelo Grupo G e os turcos venceram por 2 a 1.

Já no Grupo H, a Rússia venceu a Eslovênia por 2 a 1 e assumiu a liderança, com 19 pontos, já que a Croácia, até então líder, empatou por 2 a 2 com a Eslováquia e caiu para segundo lugar, com 17. Na mesma chave, Chipre e Malta empataram por 2 a 2.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.