Daniel Munoz / AFP
Daniel Munoz / AFP

América-MG sofre com erros de arbitragem, cede igualdade ao Tolima e dá adeus à Libertadores

Ao time de Vagner Mancini resta a luta por uma vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana

Redação, O Estado de S.Paulo

18 de maio de 2022 | 23h19

O América-MG está eliminado da Copa Libertadores. O time mineiro empatou em 2 a 2 com o Tolima, no estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia, nesta quarta-feira, pela quinta rodada. O time mineiro não tem mais chances de avançar às oitavas de final.

O resultado mantém o América na quarta posição do Grupo D, com dois pontos e sem chances matemáticas de classificação. O Tolima continua na vice-colocação, com oito pontos. O time mineiro ainda tem chances de uma vaga na Copa Sul-Americana.

Mesmo com o Tolima mais à vontade e com maior posse de bola, o América abriu o placar no início do jogo, aos sete minutos. Depois de roubada de bola no meio e jogada pela lateral, a bola sobrou para Marlon na entrada da área acertar um chute no ângulo.

O time colombiano foi para cima e levou perigo ao gol do América, dando trabalho para o goleiro Jailson. O Tolima chegou a marcar um gol, que foi anulado por causa de um toque de mão. Sob pressão, o América se manteve recuado com postura defensiva e o jogo se tornou ataque contra defesa.

Aproveitando passe errado do Tolima, Henrique Almeida tomou à frente, foi puxado dentro da área por Moya e o árbitro apontou o pênalti. O zagueiro Iago Maidana cobrou e converteu, aumentando a vantagem do América aos 27 minutos.

A pressão do Tolima deu resultado aos 40 minutos. Depois de belo corta-luz de Rangel, a bola chegou aos pés de Plata, que chutou no canto e diminuiu para o Tolima. O time colombiano chegou ao empate logo em seguida, aos 43 minutos, com Rangel.

No segundo tempo, com a entrada de Rodriguinho, o América ganhou mais mobilidade. O time mineiro teve maior posse e controla de bola nos primeiros dez minutos, mas depois o Tolima também levou perigo.

O jogo ficou mais equilibrado, com ambas equipes tentando criar chances, mas sem efetividade até os 40 minutos. O América teve uma ótima chance com Gustavinho, que acertou um chute na trave.

Nos acréscimos, ambas equipes conseguiram atacar e levar perigo, mas a bola não entrou e a partida terminou empatada.

FICHA TÉCNICA

TOLIMA 2 X 2 AMÉRICA-MG

TOLIMA - Domínguez; Marulanda, Quiñones, Moya e Hernández; Ureña (Trujillo), Rovira, Plata, Cataño (Ramírez) e Ibarguen; Rangel (Caicedo). Técnico: Hernán Torres.

AMÉRICA-MG - Jailson; Patric, Iago Maidana, Conti (Juninho Valoura), Éder e Marlon; Lucas Kal (Gustavinho), Índio Ramírez (Rodriguinho) e Felipe Azevedo (Pedrinho); Henrique Almeida e Aloísio (Kawê). Técnico: Vagner Mancini.

GOLS - Marlon, aos 7 minutos do primeiro tempo Iago Maidana, aos 27 minutos do primeiro tempo (América-MG). Plata, aos 40 minutos do primeiro tempo; Rangel, aos 43 minutos do primeiro tempo (Tolima)

ÁRBITRO - Fernando Rapallini (ARG)

CARTÕES AMARELOS - Moya (Tolima); Iago Maidana, Juninho Valoura e Pedrinho (América-MG)

LOCAL - Manuel Murillo Toro, em Ibagué (COL)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.