Publicidade

Aos 8 anos, jogador do Santos é o brasileiro mais jovem a assinar contrato com a Nike; veja vídeos

Kauan Basile se juntou à marca esportiva por três anos, com prorrogação automática por mais duas temporadas; garoto pode se transformar numa nova revelação do time da Vila em alguns anos

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Aos 8 anos apenas e com o aval de seus familiares, o garoto Kauan Basile, jogador de futsal do sub-9 do Santos, tornou-se o atleta brasileiro mais jovem a assinar contrato com a marca esportiva Nike, uma gigante do esporte. O menino assinou por três anos, com prorrogação automática por mais duas. O acordo vai até ele completar 13 anos. 

Neste início de carreira como jogador, Kauan Basile conta com o apoio do pai, Andrezinho, ex-atleta do Corinthians na década de 1990. O outro filho dele, Lucas Yan, integra o sub-15 também do Santos.

Kauan Basile tme 8 anos e atua no futsal do Santos Foto: LENITA RODRIGUES

PUBLICIDADE

"O Kauan começou a chamar a atenção atuando em jogos com os amigos na rua. Quando o Lucas Yan veio para o Santos já contratado, eu pedi um teste para o Kauan, que tinha seis anos apenas. O treinador, após o treino, me chamou e disse que na época aquela categoria não existia no clube, mas que o colocaria com os mais velhos, pois viu algo diferente nele", afirmou Andrezinho, cheio de orgulho.

Apesar da pouca idade do filho, Andrezinho aponta algumas qualidades e admite ser "suspeito para falar". "O pai é sempre suspeito para falar do filho que quer ser jogador, mas o Kauan tem todos os atributos de um jogador excepcional. Ele marca muito, ele tem vontade grande de recuperar a bola, coisa que eu não tinha na minha época de atletas. Queria a bola no pé, mas ele não. Ele é um jogador com vontade absurda de ganhar. Tem muita qualidade técnica", disse o pai. "Além de brigador, o Kauan chuta forte, batendo bem na bola. Mas claro que estou falando de uma criança e ainda tem muito a desenvolver, como aprimorar a perna direita".

Andrezinho vive situação parecida a Mazinho, ex- jogador do Palmeiras e da seleção brasileira, que também teve dois filhos que seguiram sua profissão: Thiago Alcântara e Rafinha. Mas ambos se formaram na Europa.

Antes de Basile fechar com a Nike, a empresa já acumulava histórico de patrocinar jovens promessas do futebol brasileiro, mesmo sem ter qualquer garantia de que o menino daria certo. Neymar, por exemplo, assinou com a marca aos 13 anos. Rodrygo foi ainda mais cedo, aos 11. Mas nenhum dos patrocinados tinha apenas 8 anos. De qualquer forma, o Santos terá de esperar pela formação do menino, primeiramente no futsal e depois, quem sabe, no campo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.