Siphiwe Sibeko/Reuters
Siphiwe Sibeko/Reuters

Apesar de 4.º lugar, Joel dá esperança à África do Sul

Resultado deixa a torcida sonhando com uma boa participação na Copa do Mundo de 2010

EFE

28 de junho de 2009 | 14h31

RUSTENBURG - O técnico brasileiro Joel Santana levou a anfitriã África do Sul ao quarto lugar da Copa das Confederações, um resultado que deixou a torcida sonhando com uma boa participação na Copa do Mundo de 2010.

Veja também:

link Espanha vence e fica em 3.º na Copa das Confederações

link Brasil pega EUA por 3.º título da Copa das Confederações

Copa das Confederações 2009 - tabela Classificação

Copa das Confederações 2009 - lista Calendário

especial Dê seu palpite no Bolão Vip do Limão

Após o empate com o Iraque na estreia pelo grupo A, a seleção sul-africana venceu a Nova Zelândia na segunda rodada. Este acabou sendo o único triunfo dos donos da casa, que perderam para a Espanha na sequência.

Ainda assim, a equipe avançou às semifinais, onde vendeu caro a derrota de 1 a 0 para o Brasil. Os comandados de Joel seguraram o empate até os 42 minutos do segundo tempo, e ainda levaram muito perigo ao gol de Júlio César.

A melhor partida dos sul-africanos foi a decisão pelo terceiro lugar, uma revanche contra os espanhóis. Mostrando poder de reação, os anfitriões perderam por 3 a 2, na prorrogação.

Com as boas atuações diante de dois adversários fortes, a seleção parece ter conquistado a confiança dos torcedores e as críticas da imprensa sobre o trabalho de Joel devem diminuir.

A competição também serviu para o treinador brasileiro começar a definir sua equipe para a Copa do Mundo de 2010, e alguns jogadores despontam como nomes fundamentais do grupo.

Entre eles está o zagueiro Matthew Booth, ídolo da torcida, e o meia Steven Pienaar, eleito o melhor em campo no duelo contra o Brasil. Quem também apareceu bem foi o atacante Katlego Mphela, autor dos dois gols contra a Espanha.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.