Publicidade

Após 4 anos na Suécia, meia sul-coreano revela pontos fracos de rival da estreia

Seleções asiática e europeia se enfrentam nesta segunda-feira, às 9 horas (de Brasília)

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O meia-atacante Moon Seon-Min foi uma das surpresas da lista final de 23 jogadores convocados pelo técnico da seleção da Coreia do Sul, Shin Tae-Yong, para a disputa da Copa do Mundo da Rússia. Mas não foi à toa. O jogador de 26 anos tem experiência de quatro anos jogando no futebol da Suécia, adversária dos asiáticos na estreia do Mundial, segunda-feira, às 9 horas (de Brasília), em Nijni Novgorod.

Além de mostrar boa técnica, Seon-Min funciona como 'espião' sul-coreano em cima do rival do primeiro jogo. E já passa as primeiras informações. Entre elas, aponta a lentidão dos europeus. "Os jogadores suecos são fortes fisicamente e muito altos, em geral, mas ao mesmo tempo eles parecem não ter a capacidade de reação rápida. Espero que possamos aproveitar isso e criar algumas boas chances", afirmou Seon-Min, confiante na vitória, em entrevista ao site oficial da Fifa.

Treino da Coreia do Sul. Foto: Lee Jin-man/AP

Após treinar na academia de uma fabricante de material esportivo na Inglaterra em 2011, ele foi contratado pelo clube Ostersunds FK, da Suécia, em 2012, e tornou-se o primeiro jogador da Coreia do Sul a jogar a primeira divisão do futebol sueco. Naquele time, ficou até 2014. Nos anos de 2015 e 2016, atuou pelo Djurgarden, também da Suécia.

No país europeu, o sul-coreano adquiriu experiência. Foram 86 jogos e dez gols marcados. Em 2017 voltou para sua nação, contratado pelo Incheon United. Em um ano e meio, fez 44 partidas e marcou os mesmos dez gols, o que despertou a atenção do técnico da seleção sul-coreana.

Seon-Min foi convocado para os últimos quatro amistosos da Coreia do Sul: empate contra a Bolívia (0 a 0), derrotas para a Bósnia (3 a 1) e Senegal (2 a 0) e vitória sobre Honduras (2 a 0), este último com gol do meia-atacante.

Publicidade

Além da Suécia, os asiáticos pegam na sequência da Copa do Mundo, pelo Grupo F, o México, dia 23, em Rostov, e encerram a primeira fase diante da Alemanha, dia 27, em Kazan.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.