Após escândalo, Copa América Centenário adota concorrência e define parceiros

A Concacaf e a Conmebol anunciaram nesta quarta-feira a IMG e a Soccer United Marketing (SUM, braço comercial da Major League Soccer) receberam os direitos comerciais da Copa América Centenário, que será disputada no ano que vem nos Estados Unidos para celebrar os 100 anos do torneio. O consórcio entre a IMG e a SUM superou outras 12 propostas.

Estadão Conteúdo

02 de dezembro de 2015 | 15h16

As confederações responsáveis pela gestão do futebol nas Américas e que vão realizar em conjunto o torneio contrataram uma consultoria independente para realizar a concorrência. Assim, tentam demonstrar novas práticas após o escândalo de corrupção que atingiu tanto Concacaf quanto Conmebol ter seu epicentro exatamente na comercialização de direitos sobre os torneios.

Os da Copa América Centenário inicialmente haviam sido repassados à Datisa, empresa formada pela Traffic, pela Torneos y Competencias (TYC) e pelo Full Play Group e que é acusada de ter pago suborno para obter o contrato. Os executivos dessas empresas são investigados pela Justiça dos EUA e a maior parte deles está na cadeia.

"Esta é a primeira vez que a Conmebol participa deste tipo de processo. Seguiremos fazendo-o no futuro. Este compromisso é parte integral das reformas que têm lugar na Conmebol para assegurar a transparência", disse Juan Angel Napout, presidente da Conmebol. Historicamente, a entidade sul-americana não realizava concorrências.

Na semana passada, a Conmebol anunciou que renovou até 2018 o contrato de transmissão de seus torneios interclubes, entre eles a Copa Libertadores, sem, contudo, realizar concorrência. Os direitos seguem com a FOX Sports, que transmitirá a Libertadores, a Recopa e da Sul-Americana, entre outros, para todo o mundo, pelas próximas três temporadas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.