Albert Gea/Reuters
Albert Gea/Reuters

Após igualar Pelé, Messi está prestes a se tornar jogador que mais marcou gols por um único clube

No último domingo, diante do Levante, argentino fez gol de número 642 pelo Barcelona, mesma marca do Rei do Futebol pelo Santos

Raul Vitor, O Estado de S.Paulo

14 de dezembro de 2020 | 11h00

Lionel Messi está prestes a superar um feito que até então era exclusivo de Pelé. O argentino atingiu a marca de 642 gols vestindo a camisa de um único time, o Barcelona, após balançar a rede na vitória do clube catalão por 1 a 0 diante do Levante, domingo, pelo Campeonato Espanhol. O feito coloca o jogador argentino no mesmo patamar do Rei, que também marcou 642 gols em jogos oficiais pelo Santos.

Até o momento, os números de Pelé continuam sendo superiores. Levando em conta jogos por clubes e pela seleção, Messi possui 713 gols oficiais. Nesse mesmo cenário, Pelé tem 49 a mais, 762. Se os amistosos forem somados, a diferença de Pelé fica ainda maior. O brasileiro tem 1.091 gols pelo Santos, enquanto Messi tem 674 pelo Barcelona. 

Messi ainda possui alguns anos de carreira e isso deve fazer com que ele consiga ultrapassar o número de gols de Pelé mesmo sem contar os jogos amistosos. A artilharia por um único clube, apesar de igualada, já é considerada do argentino. Resta saber qual será a diferença que ele terá para Pelé até o fim de sua história no Barcelona. A diferença de Messi para o alemão Gerd Müller, que completa o pódio em terceiro, com 566 gols pelo Bayern de Munique, é de 76 gols. 

Messi poderia ter igualado e ultrapassado a marca de 642 gols no jogo contra a Juventus, válido pela Liga dos Campeões. Tentativas não faltaram. O argentino finalizou 11 vezes, mas nenhuma foi capaz de balançar as redes de Buffon. O próximo jogo do Barcelona será nesta quarta-feira diante do líder Real Sociedad, que perdeu apenas uma partida no Espanhol na temporada.

Se o gol não sair na quarta, pode ser feito no sábado, quando a equipe catalã enfrenta o Valencia. Messi é o artilheiro do clube com cinco gols. O craque argentino deve ter apenas essa temporada para bater a meta, já que deverá deixar o Barcelona no ano que vem. 

Veja os oito jogadores que marcaram mais gols em jogos oficiais por um único clube

  • Messi: 642 - Barcelona 
  • Pelé: 642 - Santos 
  • Gerd Müller: 566 - Bayern Munique 
  • Fernando Peyroteo: 544 - Sporting 
  • Josef Bican: 534 - Slavia Praga
  • Jimmy McGrory: 522 - Celtic 
  • Jimmy Jones: 517 - Glenavon 
  • Uwe Seeler: 507 - Hamburgo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.