Após Libertadores, Santos luta por reação no Brasileirão

O Santos inicia neste domingo, contra o Coritiba, a partir das 18h30, na Vila Belmiro, a caminhada para conquistar o título do Campeonato Brasileiro ou pelo menos terminar entre os quatro primeiros colocados para garantir presença na Libertadores de 2013. Ainda abalado por ter sido eliminado pelo Corinthians na competição continental deste ano, na última quarta-feira, a equipe santista terá todos os titulares em campo, inclusive Ganso, que vem sendo submetido a uma preparação especial para reequilibrar a musculatura das pernas.

SANCHES FILHO, Agência Estado

24 de junho de 2012 | 09h17

Como o técnico Muricy Ramalho privilegiou a disputa da Libertadores, é como se o Brasileirão só começasse neste domingo para os santistas. Assim, serão 32 rodadas para o time sair da 17ª colocação e chegar ao topo da classificação. Como poupou os titulares na maioria dos jogos anteriores, o Santos somou apenas três pontos até agora e ainda busca a sua primeira vitória no campeonato.

"Temos um bom elenco e condições de ganhar o título", analisou o treinador santista. "O nosso começo não foi bom porque muitos dos jogadores que contratamos se machucaram", justificou Muricy, que prefere não dar prazo para que o time volte a jogar tudo o que pode. "Esse é o tipo de coisa que não dá para fazer previsão."

O que poderá atrapalhar os planos santistas é que o time, mesmo com o astro Neymar, já não consegue se impor como fez na conquista do Campeonato Paulista e nas primeiras fases da Libertadores. Tanto que nos últimos cinco jogos em que atuou completo marcou apenas dois gols.

Ao todo - contando as vezes em que teve força máxima e formações alternativas -, o Santos não vence há seis jogos, desde o 1 a 0 sobre o Vélez Sarsfield, na Vila Belmiro, na classificação às semifinais da Libertadores, no dia 24 de maio. A rigor, a última atuação convincente santista foi na conquista do tricampeonato paulista, com a vitória por 4 a 2 contra o Guarani, no Morumbi, em 13 de maio.

O Santos ainda terá outra dificuldade para reagir no Brasileirão. Neymar, Ganso e Rafael devem ser convocados para a disputa da Olimpíada de Londres e a apresentação aconteceria em 8 de julho, fazendo com que eles desfalquem o time em até nove rodadas do Brasileirão. Por tudo isso, é fundamental não desperdiçar nenhum ponto, principalmente jogando em casa, como acontece neste domingo diante do Coritiba.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolBrasileirãoSantos FC

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.