Rubens Chiri/saopaulofc.net
Rubens Chiri/saopaulofc.net

Após 'não' de Renato Gaúcho, Corinthians negocia com Diego Aguirre

Treinador de 55 anos está sem clube e tem interesse em voltar ao Brasil; conversas estão em andamento

Redação, O Estado de S. Paulo

21 de maio de 2021 | 19h40

Depois da tentativa frustrada de contratar o técnico Renato Gaúcho, o Corinthians já escolheu como plano B um treinador estrangeiro. É o uruguaio Diego Aguirre, que está sem clube desde o ano passado, quando deixou o Al-Rayyan, do Catar. O clube fez o primeiro contato, que foi bem recebido pelo técnico de 55 anos. As conversas estão avançando. O treinador se mostrou interessado em voltar a trabalhar no futebol brasileiro. Ainda não foi feita uma proposta oficial. 

Embora não seja um consenso no Parque São Jorge, Aguirre possui como trunfo a experiência no futebol brasileiro com as passagens pelo Internacional, Atlético-MG e São Paulo. Isso facilitaria sua adaptação à realidade do futebol nacional. Além disso, alguns conselheiros destacam a valorização da “raça” e do espírito de luta, algumas características do estilo uruguaio. Por outro lado, o treinador terá de se adaptar à limitação de investimentos que o clube permite fazer – a diretoria pretende contratar no máximo dois reforços – e a limitação salarial.

O primeiro contato foi feito nesta sexta-feira por meio do presidente Duílio Monteiro Alves. Por meio de uma videochamada, ele conversou com Aguirre, que está na Espanha em viagem de turismo com a família. Diante do projeto baseado em poucos reforços e na valorização da base, Aguirre decidiu prosseguir as conversas. 

Duilio tem conversado com o diretor de futebol Roberto de Andrade e o gerente Alessandro Nunes antes de definir um nome e iniciar as conversas. Só então decidem avançar para outro nome da lista. Dorival Junior e Sylvinho permanecem entre os nomes cotados internamente. Fábio Carille e Antônio Carlos Zago perderam força nesta sexta-feira.

O Corinthians planeja definir o treinador nos próximos dias, pois a estreia no Campeonato Brasileiro será no dia 30 de maio, diante do Atlético Goianiense. O analista de desempenho Fernando Lázaro, dirigiu o Corinthians interinamente nesta quinta-feira, na goleada por 5 a 0 sobre o Sport Huancayo-PER, na Neo Química Arena. O Corinthians entrou em campo já sem chances de classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Coordenador do Cifut (Centro de Inteligência do Futebol), Fernando Lázaro tem 39 anos e passou por sua primeira experiência como treinador.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.