Andreas Gebert/ EFE
Andreas Gebert/ EFE

Futebol europeu: veja a situação do retorno das principais ligas

Com a bola rolando, clubes da Europa terão condições de amenizar os prejuízos causados com a pandemia

Wilson Baldini Jr., O Estado de S.Paulo

02 de junho de 2020 | 01h30
Atualizado 11 de junho de 2020 | 15h50

Sob rígidos protocolos de segurança e sem público nos estádios, o futebol vai voltar ao continente europeu no mês de junho, após quase três meses de inatividade. Com a bola rolando, os principais clubes do mundo terão condições de amenizar os prejuízos causados com a pandemia do coronavírus,  e também dar um pouco de alegria ao "novo normal" desses países.

A primeira liga importante a retornar aos gramados foi a da Alemanha (confira a tabela), no último dia 16. Doze datas já foram utilizadas e restam cinco rodadas para o fim do campeonato, que tem boas chances de consagrar o Bayern de Munique com o octocampeonato. O time da Bavária soma 67 pontos e tem sete de vantagem para o Borussia Dortmund.

Campeonato Português

Os próximos fãs a matarem a saudade de seus craques da atualidade serão os portugueses (confira a tabela do Campeonato Português), que poderão ver, pela televisão, nesta quarta-feira, o líder Porto como visitante frente ao Famalicão. As dez últimas rodadas prometem grande disputa, pois o Benfica, em segundo lugar, só tem um ponto a menos do que o primeiro colocado (60 a 59). Serão 12 Ligas a recomeçarem neste mês, todas elas obedecendo cartilhas de segurança e higienização de todos os profissionais envolvidos. 

Campeonato Espanhol

No dia 11, será a vez dos espanhóis voltarem a acompanhar pela telinha a eterna disputa entre Barcelona e Real Madrid. Os comandados de Zinedine Zidane têm 11 rodadas para tentar tirar o primeiro lugar dos companheiros de Lionel Messi. Os catalães têm dois pontos de vantagem: 58 a 56. É para a Espanha que olha também quando o assunto é contratação. Dois dos principais jogadores do mundo estão sendo sondados pelos dois gigantes espanhóis. O Barcelona ainda quer Neymar e o Real Madrid sonha com Mbappé. Os dois são jogadores do PSG. Veja tabela completa do Campeonato Espanhol.

Em entrevista ao jornal El País, Messi afirmou que espera por um futebol bem diferente do que o mundo está habituado a ver. "O futebol, como a vida em geral, não voltará a ser igual. Mais do que o confinamento e da situação que nos pegou de surpresa, muita gente mesmo ficou realmente mal porque isso tudo os afetou de alguma maneira, como aconteceu com todos aqueles que perderam os seus familiares e amigos e nem puderam se despedir. Creio que aconteceram muitas coisas negativas nesta crise, mas não pode haver pior que perder as pessoas que mais ama. Isso me cria uma frustração enorme e me parece o mais injusto de tudo", disse o craque argentino.

766E3C01-53A8-483E-9B06-CCE0C7108013
Creio que aconteceram muitas coisas negativas nesta crise, mas não pode haver pior que perder as pessoas que mais ama
E0EAB005-9061-4B3D-86B9-AEB61693E313
Lionel Messi, atacante do Barcelona

Campeonato Inglês

O campeonato mais badalado da atualidade voltará a ser disputado dia 20, mas pelo menos o campeão é considerado barbada, afinal o Liverpool, com nove rodadas a serem jogadas, tem 25 pontos (82 a 57) sobre o Manchester City (confira a classificação completa). A volta da disputa dentro de campo pelo menos vai ajudar os clubes ingleses a não terem de pagar R$ 135 milhões de reembolso para os canais de televisão pela falta de jogos. A Inglaterra abre suas atividades comerciais e públicas gradativamente. A doença está mais controlada no país. 

Antes da bola voltar a rolar, uma polêmica tomou conta do futebol inglês. O atacante e capitão do Watford, Troy Deeney afirmou que não iria voltar a treinar por medo de contrair a covid-19 e passar para o seu filho. 

"Temos que voltar a treinar, mas eu já disse que não irei. Precisa apenas de um infectado para ser infectado também, e não quero levar o vírus para minha casa. O meu filho tem cinco meses e tem dificuldade para respirar, não quero colocá-lo em risco", disse o jogador, durante entrevista para o podcast "Talk the Talk".

766E3C01-53A8-483E-9B06-CCE0C7108013
Temos que voltar a treinar, mas eu já disse que não irei. Precisa apenas de um infectado para ser infectado também, e não quero levar o vírus para minha casa.
E0EAB005-9061-4B3D-86B9-AEB61693E313
Troy Deeney, Atacante do Watford

Campeonato Italiano

Os italianos vão ter de esperar até o dia 20 para ver Cristiano Ronaldo com a camisa da Juventus. O português poderá disputar 12 jogos em 44 dias para levar o time de Turim ao nono título consecutivo. O duelo promete ser emocionante com a Lazio, que soma apenas um ponto a menos na classificação (63 a 62). CR7 ficou bom tempo da quarentena em Portugal, ao lado de seus familares. Voltou para a Itália quando os treinos foram retomados, mesmo assim permaneceu 14 dias de isolamento. Nas redes sociais, o atacante postou muitas fotos ao lado da mulher e dos filhos. Confira a classificação completa do Campeonato Italiano.

Campeonato Francês

Os franceses se anteciparam e cancelaram a temporada em 28 de abril, concedendo o título de forma antecipada para o Paris Saint-Germain, do brasileiro Neymar, com 11 jogos de antecedência (veja a tabela completa). Com 68 pontos, o time parisiense somava 12 a mais do que o segundo colocado, o Olympique de Marselha. Enquanto as competições europeias não forem retomadas, os clubes da França não terão atividades. Neymar ficou no Brasil.

Outros torneios

Áustria (nesta terça), Bulgária (sexta-feira), Turquia (dia 12), Suécia (dia 14), Noruega (dia 16), Suíça (dia 19) e Rússia (dia 21) também vão retomar suas atividades em junho. O retorno do futebol na Europa vai ajudar os fanáticos do esporte bretão a aguardar a disputa nacional, que ainda não tem segurança, consenso e organização diante do surto do novo coronavírus para voltar a balançar as redes.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.