Publicidade

Árbitro inglês quer confirmar redenção na final da Copa

Na decisão deste domingo, Howard Webb quer apagar a lembrança de erro cometido na Eurocopa 2008

PUBLICIDADE

Por AE
Atualização:

Considerado o melhor árbitro do mundo, o inglês Howard Webb apitará a decisão da Copa do Mundo entre Holanda e Espanha, neste domingo, em Johannesburgo, querendo apagar um erro cometido na Eurocopa de 2008.  

PUBLICIDADE

Naquela ocasião, o inglês validou um gol em impedimento da Polônia no empate por 1 a 1 com a Áustria, ainda na primeira fase do torneio, sediado em conjunto pela própria Áustria e pela Suíça. Mas sua atuação também irritou os poloneses, já que ele marcou um pênalti para os anfitriões nos últimos minutos. O primeiro-ministro do país, Donald Tusk, chegou a dizer publicamente que queria "matar o árbitro".

Webb reconheceu que errou em validar o gol polonês e desde então vem lutando para se firmar em jogos entre seleções de grande nível. Em jogos interclubes, ele reina absoluto. Foi ele o escolhido, por exemplo, para apitar a decisão da última Liga dos Campeões, entre Inter de Milão e Bayern de Munique.

Ex-agente policial, Webb, de 38 anos, diz que quer passar despercebido na final deste domingo. "Espero que não haja nenhuma polêmica. Se houver, não vou conseguir dormir mais à noite. Espero que os comentários sobre a final sejam 100% para aos jogadores, e nada sobre mim", afirmou.

Sua escalação para a final, no entanto, já desagradou pelo menos um dos lados. Os espanhóis alegam que ele prejudicou sua seleção ao validar um suposto gol em impedimento da Suíça na estreia do Mundial da África do Sul.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.