22 de junho de 2010 | 19h21
Uruguai, México, Argentina e Coreia do Sul garantiram nesta terça-feira a participação nas oitavas-de-final da Copa do Mundo nos jogos finais dos grupos A e B da competição.
O Uruguai, primeiro colocado do grupo A, pega a Coreia do Sul, segundo do B, no sábado, dia 26, em Porto Elizabeth. No dia seguinte, é a vez de a Argentina, vencedora do grupo B, entrar em campo, contra o México, segundo do grupo A, em Johanesburgo.
Uruguai e México se classificaram eliminando França e África do Sul.
Muitos comentaristas esperavam que as duas equipes latino-americanas jogassem apenas pelo empate na partida disputada entre elas em Rustenburgo nesta terça-feira, já que esse resultado classificaria os times.
Mas o técnico uruguaio, Oscar Tabarez disse que "os comentários (de que as equipes jogariam por um empate) não me agradaram e é suficiente dizer que todos (os times hoje) mostraram um bom espírito e jogaram para ganhar".
O uruguaio Luís Suárez marcou o único gol do jogo, ainda no primeiro tempo.
O técnico mexicano Javier Aguirre disse que "o Uruguai jogou bem, e a Fifa pode ficar tranquila que tentamos ganhar. Não buscamos o empate, jogamos para vencer e fomos fiéis ao nosso estilo".
África do Sul
Em Bloemfontein, França e África do Sul se despediram da competição com uma vitória do time dono da casa por 2 a 1, com gols de Khumalo e Mphela para os sul-africanos e de Malouda para a equipe francesa.
Apesar de a África do Sul ter se tornado a primeira sede a não passar para a segunda fase de uma Copa, o desempenho nesta terça-feira foi elogiado por muitos de seus jogadores e pelo presidente do país, Jacob Zuma.
"Eles terminaram de forma positiva, como um time, e fiquei feliz por isso", disse ele.
O técnico da equipe, o brasileiro Carlos Alberto Parreira, conseguiu vencer sua primeira partida em Copa do Mundo comandando uma equipe que não o Brasil, com quem foi tetracampeão como treinador em 1994.
Após a partida, o técnico francês, Raymond Domenech, se recusou a cumprimentar Parreira.
Grupo B
A Argentina comemorou a classificação após vencer a Grécia por 2 a 0 em Polokwane.
O time dirigido por Maradona teve dificuldades para vencer a retranca grega, e o primeiro gol saiu apenas aos 32 minutos do segundo tempo, com Demichelis.
O veterano Martin Palermo fechou o placar poucos minutos depois.
A Argentina jogou com sete reservas, e o craque Messi foi o capitão da equipe pela primeira vez.
Na outra partida pelo grupo B, a Coreia do Sul empatou com a Nigeria em 2 a 2, resultado que classificou o time asiático.
Marcaram no jogo em Durban Kalu Uche e Yakubu para a Nigéria e Lee Jung-soo e Park Chu-young para a Coreia do Sul.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Encontrou algum erro? Entre em contato