Arsenal enfrentará Sporting na fase de grupos da Liga Europa

Milan jogará contra Olympiacos e Betis; Chelsea encarará PAOK e BATE Borisov

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Uefa sorteou nesta sexta-feira os grupos da Liga Europa, em evento realizado em Montecarlo, e determinou que o Arsenal terá pela frente um adversário tradicional logo neste estágio da competição. Será o Sporting Lisboa, um dos clubes que compõem a chave E.

Além do Arsenal e do Sporting Lisboa, o grupo conta com outros dois clubes bem mais modestos. Eles são o Qarabag, do Azerbaijão, e o Vorskla Poltava, da Ucrânia, times que completam um dos 12 grupos da segunda principal competição de clubes do continente.

Troféu da Liga Europa, vencido pelo Atlético de Madrid em 2018 Foto: Jean-Christophe Bott / AP

PUBLICIDADE

Outro gigante presente a esta edição da Liga Europa, o Milan vai encarar o Dudelange, que na quinta-feira passou pelo romeno Cluj para se tornar o primeiro clube de Luxemburgo a participar da fase de grupos de uma competição continental.

O Milan só participará da Liga Europa porque conseguiu reverter na Corte Arbitral do Esporte uma punição que o excluiu do torneio por não cumprir as regras do Fair-Play Financeiro da Uefa. E os seus outros rivais no Grupo F vão ser o Olympiacos, da Grécia, e o Betis, da Espanha.

Além do Arsenal, outro tradicional clube londrino a disputar esta edição da Liga Europa é o Chelsea. E ele teve bem mais sorte na definição do seu grupo, o L, que foi completado por PAOK Thessaloniki, da Grécia, BATE Borisov, da Bielo-Rússia, e Vidi, da Hungria.

Dono de cinco títulos da Liga Europa, o que inclui um tricampeonato recente, de 2014 a 2016, o Sevilla, no Grupo J, terá pela frente o russo Krasnodar, que recentemente contratou o peruano Cueva, o belga Standard Liège e o turco Akhisar Belediyespor.

Vinculados a uma bebida energética, o Red Bull Salzburg, da Áustria, e o RB Leipzig, da Alemanha, caíram no mesmo grupo, o B , que também conta com Celtic e Rosenborg. Já o Olympique de Marselha, vice-campeão na temporada passada, está no Grupo H, ao lado de Lazio, Eintracht Frankfurt e do cipriota Apollon Limassol.

Publicidade

A fase de grupos da Liga Europa se iniciará em 20 de setembro. Já a decisão do torneio continental está marcada para 29 de maio, em Baku, no Azerbaijão.

MELHOR JOGADOR

A Uefa aproveitou o evento do sorteio dos grupos para também premiar o melhor jogador da última edição da Liga Europa. E o escolhido foi o atacante francês Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, que venceu a concorrência do zagueiro uruguaio Diego Godín, seu companheiro de clube, e o meio-campista Dimitri Payet, do Olympique.

Griezmann conduziu o Atlético de Madrid ao título do torneio, sendo eleito o melhor jogador da final em que o seu time venceu o Olympique por 3 a 0, com dois gols do atacante. Ele entrou em campo oito vezes na competição, com seis gols e quatro assistências.

Confira os grupos da Liga Europa:

Grupo A: Bayer Leverkusen (Alemanha), Ludogorets Razgrad (Bulgária), Zurich (Suíça) e AEK Larnaca (Chipre).

Grupo B: Red Bull Salzburg (Áustria), Celtic (Escócia), RB Leipzig (Alemanha) e Rosenborg (Noruega).

Publicidade

Grupo C: Zenit (Rússia), Copenhagen (Dinamarca), Bordeaux (França) e Slavia Praga (República Checa).

Grupo D: Anderlecht (Bélgica), Fenerbahçe (Turquia), Dínamo Zagreb (Croácia) e Spartak Trnava (Eslováquia).

Grupo E: Arsenal (Inglaterra), Sporting (Portugal), Qarabag (Azerbaijão) e Vorskla Poltava (Ucrânia).

Grupo F: Olympiacos (Grécia), Milan (Itália), Real Betis (Espanha) e Dudelange (Luxemburgo).

Grupo G: Villarreal (Espanha), Rapid Viena (Áustria), Spartak Moscou (Rússia) e Rangers (Escócia).

Grupo H: Lazio (Itália), Olympique de Marselha (França), Eintracht Frankfurt (Alemanha) e Apollon Limassol (Chipre).

Grupo I: Besiktas (Turquia), Genk (Bélgica), Malmö (Suécia) e Sarpsborg (Noruega)

Publicidade

Grupo J: Sevilla (Espanha), Krasnodar (Rússia), Standard Liège (Bélgica) e Akhisar Belediyespor (Turquia).

Grupo K: Dínamo de Kiev (Ucrânia), Astana (Casaquistão), Rennes (França) e Jablonec (República Checa).

Grupo L: Chelsea (Inglaterra), PAOK Thessaloniki (Grécia), BATE Borisov (Bielo-Rússia) e Vidi (Hungria).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.