Sergei Ilnitsky/EFE
Sergei Ilnitsky/EFE

Artilheiro da Copa, Kane está a 2 gols de alcançar marca de Ronaldo

Atacante da Inglaterra tem seis gols marcados no Mundial da Rússia

Gonçalo Junior, enviado especial / Moscou, O Estado de S.Paulo

11 Julho 2018 | 05h00

Harry Kane, artilheiro da Copa do Mundo com seis gols, passou em branco nas quartas de final diante da Suécia. Com isso, ficou mais difícil alcançar o seu já declarado objetivo de chegar aos oito gols que Ronaldo anotou em 2002. Com a marca, o brasileiro se tornou o maior artilheiro das últimas 11 edições da competição.

+ Southgate exalta torcida e vê jogadores da Inglaterra como 'embaixadores' do país

+ Dele Alli poderia ser príncipe na Nigéria, mas trocou a coroa pela bola

O camisa 9 só é superado por Eusébio, que fez nove gols em 1966; Gerd Müller em 1970, com 10, e Just Fontaine, com 13 gols, em 1958. A marca de Ronaldo é significativa. Em 2014, o colombiano James Rodríguez marcou seis gols em cinco jogos e foi o artilheiro no Brasil. Em 2010, quatro jogadores terminaram empatados com apenas cinco gols: Thomas Müller, David Villa, Diego Forlán e Sneijder.

Três dos seis gols marcados pelo inglês na Rússia saíram em cobranças de pênalti (em 2002, Ronaldo fez todos os seus gols com a bola rolando). Na estreia diante da Tunísia, Harry Kane marcou os dois do triunfo por 2 a 1. 

Aproveitando a fragilidade dos rivais, o inglês disparou na artilharia na goleada diante do Panamá por 6 a 1. Foi a primeira vez que os ingleses marcaram mais de cinco gols em uma mesma partida de Mundial. Kane fez três, dois de pênalti.

 

Depois de ter sido poupado contra a Bélgica, pois os ingleses já estavam classificados, ele voltou com outro gol de pênalti diante da Colômbia. Sofreu e converteu no empate por 1 a 1 no tempo normal (nas penalidades, 4 a 3). O camisa 9 tem mais dois duelos: a decisão desta quarta-feira e a grande final (ou a decisão do terceiro lugar) para alcançar a marca de Ronaldo Fenômeno.

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.