Atacante brasileiro Charles faz 1º gol de novo estádio, mas Bilbao vence

Novo San Mamés, do Athletic Bilbao, tem capacidade para pouco mais de 53 mil pessoas

AE, Agência Estado

16 de setembro de 2013 | 19h09

BILBAO - Aos 29 anos, o atacante Charles é praticamente um desconhecido no Brasil, onde nunca jogou como profissional. Mas, na Espanha, ele marcou seu nome nesta segunda-feira. A partir de agora, sempre que alguém for consultar quem marcou o primeiro gol do novo estádio do Athletic de Bilbao vai encontrar uma referência ao centroavante do Celta.

Foi de Charles o primeiro gol do Novo San Mamés, estádio oficialmente inaugurado nesta segunda-feira com vitória de virada do Bilbao sobre o Celta, por 3 a 2, pela quarta rodada do Campeonato Espanhol. Como o estádio ainda não estava pronto, a equipe basca jogou em San Sebastian o seu primeiro jogo como mandante na competição.

O gol de Charles saiu aos 14 minutos do primeiro tempo, depois de assistência de Rafinha, meia-atacante filho de Mazinho e que joga esta temporada emprestado pelo Barcelona. Mas o Novo San Mamés, que custou 218 milhões de euros (cerca de R$ 660 milhões) e tem capacidade para pouco mais de 53 mil pessoas, merecia uma vitória do seu dono. O Bilbao virou com gols de San José, Iraola e Beñat e fez a festa da fanática torcida basca. No fim, Santi Mina ainda descontou.

Depois de aposentar o "velho" San Mamés, demolido no último dia 10 de junho, dois meses antes de completar 100 anos de construção - era o mais antigo estádio da Espanha -, o Bilbao é o quinto da classificação do Espanhol, com nove pontos. O Celta, em oitavo, tem cinco. Também nesta segunda-feira, no fechamento da quarta rodada, Elche e Valladolid ficaram no 0 a 0.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.