José Tramontin / Athletico.com.br
José Tramontin / Athletico.com.br

Athletico-PR derrota o Fortaleza e assume a liderança provisória do Brasileirão

Equipe paranaense abre o placar com um minuto de jogo e aumenta aos oito; nordestinos pressionam, mas só marcam um no fim

Redação, Estadao Conteudo

03 de julho de 2021 | 21h28

O Campeonato Brasileiro tem um novo líder. O Athletico-PR assumiu a ponta provisória ao derrotar o Fortaleza pelo placar de 2 a 1, neste sábado, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela nona rodada, em duelo direto pelas primeiras colocações.

Com o resultado, o Athletico-PR chegou aos 19 pontos e ultrapassou o Red Bull Bragantino, que tem 18. O time paulista enfrenta o São Paulo neste domingo. O Fortaleza, por outro lado, ficou em quarto com 15, podendo deixar o G-4 ao final da rodada.

A boa fase do Athletico-PR no Brasileirão ficou evidente durante o primeiro tempo. Apesar de enfrentar um rival direto pela liderança, o time paranaense "deitou e rolou" e precisou de apenas um minuto para abrir o marcador. Após bela troca de passes, Vitinho cruzou para Terans, que dominou e chutou com força para inaugurar o marcador da Arena da Baixada.

O Fortaleza sentiu o gol relâmpago e não conseguiu se ajustar dentro de campo. Foi aí que o castigo veio. Aos oito minutos, Terans cruzou na cabeça de Thiago Heleno, que exigiu boa defesa de Felipe Alves. Na sobra, Vitinho chutou e Matheus Babi deu um leve desvio para ampliar: 2 a 0.

O clima esquentou no final do primeiro tempo. Houve um princípio de confusão, mas que foi logo apartado. O jogo continuou e o Athletico-PR seguiu pressionando. O terceiro gol só não veio, pois o goleiro Felipe Alves impediu um arremate com força de Matheus Babi.

No segundo tempo, o Athletico-PR jogou com o resultado embaixo do braço, deu a bola para o Fortaleza e se fechou. O time cearense foi para cima, criou mas a bola insistiu em não entrar. O lance que mais chamou a atenção foi em uma tentativa de bicicleta de Robson, pela linha de fundo.

Devido à acomodação do Athletico-PR, o Fortaleza apertou e colocou fogo na partida aos 40 minutos. Lucas Crispim jogou a bola para dentro da área, Éderson dominou e Igor Torres mandou para o gol. A bola desviou na defesa antes de passar por Santos. No fim, ataque contra a defesa, mas o clube paranaense se segurou para confirmar o triunfo.

Na próxima rodada, o Athletico-PR enfrenta o Santos, nesta terça-feira, às 19h30, no estádio da Vila Belmiro, em Santos. Na quarta, às 18 horas, o Fortaleza recebe o América-MG, na Arena Castelão, em Fortaleza.


FICHA TÉCNICA

ATHLETICO-PR 2 x 1 FORTALEZA

ATHLETICO-PR - Santos; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Richard, Christian (Zé Ivaldo) e Terans (Erick); Nikão (Léo Cittadini), Vitinho (Carlos Eduardo) e Matheus Babi. Técnico: António Oliveira.

FORTALEZA - Felipe Alves; Tinga, Marcelo Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Ronald (Ederson), Felipe (Luiz Henrique), Matheus Vargas (Romarinho) e Lucas Crispim; Osvaldo (David) e Robson (Igor Torres). Técnico: Juan Vojvoda.

GOLS - Terans, a 1, e Matheus Babi, aos 8 minutos do primeiro tempo; Igor Torres, aos 40 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Abner Vinícius, Matheus Babi e Vitinho (Athletico-PR); Ronaldo e Robson (Fortaleza).

ÁRBITRO - Paulo Cesar Zanovelli (MG).

RENDA E PÚBLICO - Jogo com portões fechados.

LOCAL - Arena da Baixada, em Curitiba (PR).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.