Javier Lizon/EFE
Javier Lizon/EFE

Atletas e liga fazem acordo e greve termina na Espanha

Primeira rodada da competição está marcada para sábado

AE, Agência Estado

25 de agosto de 2011 | 10h06

MADRI - A temporada 2011/2012 do Campeonato Espanhol começará no próximo sábado depois que os jogadores e as autoridades da liga chegaram a um acordo para encerrar a greve que obrigou o adiamento da rodada inicial da primeira e segunda divisões, que seriam disputadas no último fim de semana.

O acordo foi alcançado nesta quinta-feira. O sindicato de jogadores e a liga se reuniram novamente a partir da tarde de quarta-feira. As conversações aconteceram durante toda a noite de quarta e foi concluída apenas às 5h30 desta madrugada (no horário espanhol). José Luis Astiazarán,  presidente da Liga de Futebol Profissional (LFP) e Luis Rubiales, presidente da

Associação de Futbolistas Espanhóis (AFE), apertaram as mãos ao fim do encontro.

O sindicato indicou que a paralisação foi encerrada porque a liga garantiu o pagamento de 50 milhões de euros que clubes devem a mais de 200 jogadores em salários atrasados. Além disso, também chegou a um acordo que permite a rescisão dos contratos se os salários não forem pagos.

Esta foi a quarta greve da história do futebol espanhol e a primeira desde 1984. A primeira partida a ser disputada após o acordo será o duelo entre Girona e Elche, pela segunda divisão, na sexta-feira. A primeira divisão começa no sábado com Sporting Gijon x Real Sociedad, Valencia x Racing Santander e Granada x Real Bétis.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolEspanhagreve

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.