Publicidade

Atlético-MG recebe Vasco e mira novo triunfo para voltar a sonhar com Libertadores

Time carioca espera surpreender em Belo Horizonte para ficar perto de 'algo a mais' na temporada

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Atlético-MG entra em campo nesta quarta-feira para enfrentar o Vasco, a partir das 19h15 (horário de Brasília), no estádio Independência, tentando provar que o pior já passou e para fazer as pazes com o seu torcedor. Afinal, após encerrar uma sequência de seis derrotas no Campeonato Brasileiro, tentará emplacar o segundo triunfo consecutivo no torneio, no compromisso que foi adiado da 21ª rodada.

O duelo, marcado para a semana passada, precisou ser adiado porque o Atlético-MG estava envolvido nas semifinais da Copa Sul-Americana. A competição era vista como última oportunidade para a equipe faturar um título em 2019, além de distribuir uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores, mas o time acabou sendo eliminado nas semifinais pelo argentino Colón.

Rodrigo Santana, técnico do Atlético-MG Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG

PUBLICIDADE

A queda no Mineirão lotado por 45 mil atleticanos piorou a situação de um clube pressionado por seis derrotas consecutivas no Brasileirão, série que derrubou a equipe da quarta para a décima posição. E ampliou a crise, a ponto de torcidas organizadas terem realizado ação para público zero no compromisso seguinte, a vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, quando pouco mais de 6 mil pessoas foram ao Independência.

O triunfo encerrou o jejum atleticano no Brasileirão e trouxe um pouco de tranquilidade ao técnico Rodrigo Santana. Agora, a expectativa é de ampliar a recuperação diante do Vasco, para iniciar nova arrancada ao G6 - o time está a sete pontos do Bahia, clube que abre a zona de classificação à Libertadores.

Para isso, Santana optou por manter a base da formação que superou o Ceará no último domingo. Isso inclui a escalação do polivalente meia Nathan na função de primeiro volante, pois Jair, com status de titular absoluto, segue como desfalque, lesionado.

Quem também não poderá atuar por estar contundido é o colombiano Chará. Ele terá a sua vaga ocupada por Otero, que no fim de semana o substituiu durante o duelo com o Ceará e marcou um dos gols do triunfo do Atlético-MG, que derrotou o Vasco por 2 a 1, em São Januário, no primeiro turno do Brasileirão. "Acredito que estou bem melhor agora e espero ter mais participações dentro de campo, para ajudar meus companheiros, como foi no último jogo", disse Otero.

Luxemburgo busca conquistar um 'algo a mais'

Publicidade

O técnico Vanderlei Luxemburgo disse que tinha dois objetivos quando assumiu o Vasco em maio. Evitar a queda para a Série B e, depois, conseguir um "algo a mais", que seria atingir uma posição que garantisse a disputa de mais uma competição em 2020. Pois o time de São Januário enfrenta o Atlético-MG, nesta quarta-feira, no Estádio Independência, com a possibilidade, em caso de vitória, de se aproximar da zona de classificação à Copa Sul-Americana.

Com 24 pontos, em 14.º lugar na tabela de classificação do Brasileirão, o Vasco, em caso de vitória, se igualaria ao Botafogo, primeiro time classificado para a competição sul-americana nesse momento, só perdendo no número de vitórias. Assim, o time se aproximaria da "segunda missão" de Luxemburgo.

Em contrapartida, uma derrota vai deixar o time cruzmaltino com apenas cinco pontos de vantagem do Cruzeiro, o primeiro clube dentro da zona de rebaixamento, o que afetaria demais as pretensões do técnico vascaíno para a temporada. "Nós sabemos que precisamos buscar pontos fora de casa. Não conseguimos contra o Corinthians, mas temos uma nova oportunidade nesta quarta-feira e temos que ir a campo com este pensamento", afirmou Luxemburgo, que poderá contar com o zagueiro colombiano Oswaldo Henríquez, que cumpriu suspensão contra o Corinthians. Ele fica com a vaga de Werley.

Os volantes Richard e Fellipe Bastos, que não foram relacionados para o jogo em Itaquera por terem os direitos federativos ligados ao time paulista reforçam o Vasco. Richard terá que disputar posição com Bruno Gomes.

ATLÉTICO-MG X VASCO

ATLÉTICO-MG: Cleiton, Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Nathan, Luan, Elias, Rómulo Otero e Juan Cazares; Franco Di Santo. Técnico: Rodrigo Santana

VASCO: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Oswaldo Henríquez, Leandro Castán e Danilo Barcelos; Bruno Gomes (Richard), Raul e Marcos Junior; Rossi, Ribamar e Talles Magno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Publicidade

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)

Horário: 19h15(de Brasília)

Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.