Auditoria adia sorteio e venda de ingressos da Copa

Depois de o Procon-RJ entrar com ação cobrando maior transparência no sorteio dos ingressos da Copa do Mundo de 2014 e a Caixa Econômica Federal assinar com o ministério do Esporte para fazer auditoria do mesmo, a Fifa anunciou só nesta terça-feira que o sorteio já está acontecendo, em Manchester, na Inglaterra.

AE, Agência Estado

29 de outubro de 2013 | 11h40

Segundo a Fifa, o sorteio acontece diante de representantes da Caixa e do ministério do Esporte, além de um tabelião. O evento começou nesta terça-feira com o sorteio dos mais de 300 mil ingressos da categoria 4 reservados a idosos, estudantes e beneficiários do Bolsa Família, segundo manda a Lei Geral da Copa.

Em comunicado, a entidade máxima do futebol diz que teve de adiar o sorteio "a fim de assegurar o envolvimento das autoridades brasileiras na supervisão dos procedimentos de atribuição de ingressos após o primeiro período de vendas"

Devido a esse atraso, a Fifa alega que será "impossível" informar todos os solicitantes sobre o resultado do sorteio dentro do prazo previamente comunicado, de 4 de novembro. Assim, a segunda etapa de vendas, que começaria na próxima terça-feira, foi adiada para 11 de novembro, às 9h pelo horário de Brasília.

"Como no próximo período as vendas ocorrerão por ordem de pedido, é essencial para nós que todos os solicitantes de ingressos da primeira fase tenham sido informados do andamento da sua solicitação antes do reinício das vendas", explica Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa.

Segundo a Fifa, o sorteio deve ter até 1.000 procedimentos individuais, podendo levar mais de 24 horas. Até 10 de novembro de 2013, todos os solicitantes saberão por e-mail ou mensagem de texto se tiveram ou não a sua solicitação efetivada. Cerca de um milhão de ingressos estão disponíveis nos dois períodos da primeira fase de venda. Assim que o sorteio for concluído, a Fifa anunciará quantos ingressos ainda estarão disponíveis para venda entre 11 e 28 de novembro.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolingresosCopa do Mundo de 2014

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.