Felipe Espindola/São Paulo FC
Felipe Espindola/São Paulo FC

Ausências inesperadas fazem Dorival mudar estratégia de treinos no São Paulo

Semanas que poderiam fortalecer o estilo que o técnico buscava se tornaram um período de testes com reservas

Matheus Lara, O Estado de S.Paulo

06 de setembro de 2017 | 07h00

Os desfalques de Lucas Pratto, Jucilei e Marcos Guilherme na preparação do São Paulo para o jogo contra a Ponte Preta pegaram Dorival Junior de surpresa. As ausências dos três somaram-se às de Cueva, Arboleda e Rodrigo Caio, que já eram previstas - os três defenderam suas seleções nas Eliminatórias.

O argentino ficou fora da primeira semana de treinos enquanto se recuperava do choque com Hernanes no clássico com o Palmeiras; Jucilei e Marcos Guilherme abandonaram o treino desta segunda com dores - o volante ainda está no Reffis e o atacante treinou com limitações na terça.

Neste cenário, as duas semanas que poderiam fortalecer o entrosamento no estilo de jogo que Dorival buscava para a sequência do Campeonato Brasileiro, em que o São Paulo é vice-lanterna, acabaram se tornando um período de testes no clube tricolor. Outros dois titulares acabaram sendo sacados, por opção de Dorival: Buffarini e Edimar.

Na terça, o treinador montou o time com apenas três titulares: Hernanes, Petros e Pratto. Entre as principais mudanças, uma já praticamente consolidada é a entrada de Militão no lugar de Buffarini, na lateral direita. A aposta vem desde os primeiros treinos depois da derrota para o Palmeiras, e deve ser mantida para o jogo contra a Ponte.

As outras possíveis mudanças ainda são mistério. Na zaga, Dorival busca um substituto para Arboleda, que cumprirá suspensão. Todas as opções que tem para o setor foram testadas: Lugano, Aderllan e Bruno Alves. Na lateral esquerda, o treinador volta a ter à disposição Junior Tavares, que treinou entre os titulares na terça.

O setor ofensivo também levanta dúvidas. As recentes más exibições de Cueva abriram espaço para Lucas Fernandes, que mostra estar disposto para ser titular. Marcos Guilherme deve treinar normalmente a partir desta quarta, mas Jucilei, apesar de não preocupar, não tem previsão definida para retorno aos treinos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.