Avaí e Coritiba empatam por 2 a 2 na Ressacada

Time de Santa Catarina empata pela terceira vez seguida; paranaenses somam primeiro ponto

RAFAEL BRAGANÇA, Agencia Estado

24 de maio de 2009 | 20h52

O Avaí não conseguiu neste domingo o objetivo de vencer sua primeira partida na Série A do Campeonato Brasileiro, mas ao menos se safou da derrota em casa. Jogando na Ressacada, em Florianópolis, o time catarinense empatou por 2 a 2 com o Coritiba, acumulando seu terceiro empate na competição. O resultado também não foi dos melhores para a equipe paranaense, que somou apenas o seu primeiro ponto.

Veja também:

especial Visite o canal especial do Brasileirão

especial Jogue o Desafio dos Craques

tabela Brasileirão Série A - Classificação e Calendário

especial Dê seu palpite no Bolão Vip do Limão

O empate em casa fez o com que o Avaí perdesse posições na tabela, aparecendo agora em 13.º. Já o Coritiba segue na zona de rebaixamento, ocupando a vice-lanterna. Enquanto o time de Florianópolis só volta a campo agora no próximo domingo, contra o Internacional, em Porto Alegre, o adversário volta suas atenções para a Copa do Brasil. Na quarta-feira, o Coritiba encara justamente o Inter, só que pelas semifinais da competição, também na capital gaúcha.

Buscando somar seus primeiros três pontos no Brasileirão, o Avaí foi melhor na Ressacada, mas esbarrou nos erros de finalizações e nas falhas defensivas. O Coritiba, mesmo poupando alguns titulares, já pensando no confronto pela Copa do Brasil, conseguiu aplicar sua estratégia de se defender e explorar os contragolpes. Depois de sair atrás no placar, conseguiu o empate logo na sequência e ainda virou no segundo tempo, mas o Avaí foi buscar a igualdade.

O JOGO

Depois de um início morno na Ressacada, o Avaí tomou a atitude de tentar mais o gol. Com o Coritiba recuado, o time catarinense começou a dominar a partida, mas faltava objetividade na frente. A primeira chance real dos anfitriões foi criada aos 24, quando Evando tentou de dentro da área e o chute saiu pela linha de fundo.

Aos 34 minutos, a maior posse de bola resultou no gol do Avaí. Primeiro, William chutou na trave. A bola então sobrou na entrada da área e chegou até Evando, que entrava pela esquerda. Em bela jogada individual do atacante, ele driblou o goleiro e apenas rolou para Muriqui, que empurrou para as redes. A alegria do time da casa, porém, durou poucos segundos.

O Coritiba, que pouco tinha feito para buscar o gol até então, decidiu ser objetivo e partiu com tudo logo na saída de bola. Hugo então recebeu na frente e tocou com classe na saída de Eduardo Martini, por sobre o goleiro. Mesmo sem fazer uma grande partida, o time paranaense chegava ao empate por 1 a 1 logo após sofrer o gol, ainda aos 35 minutos do primeiro tempo.

Apesar do empate do Coritiba, o Avaí voltou a ser melhor no final da etapa inicial. O domínio continuou no segundo tempo, quando a equipe catarinense voltou disposta a chegar ao segundo gol. Evandro até tinha acertado a trave em cobrança de falta, mas foram os visitantes que acabaram marcando no contra-ataque.

Aos oito minutos, Bruno Batata, que tinha entrado no lugar de Hugo, já tinha levado perigo, parando em Eduardo Martini. No minuto seguinte, o goleiro do Avaí voltou a fazer boa defesa no chute de Marcos Aurélio, mas no rebote o atacante ficou com a bola e cruzou rasteiro para o meio, onde Marcelinho Paraíba vinha livre para marcar o segundo do Coritiba.

Mesmo tomando a virada, o Avaí não se abateu. Já o Coritiba continuava jogando da mesma forma: marcando forte e procurando explorar o contra-ataque. Aos 13 minutos, o goleiro Vanderlei foi exigido em uma falta cobrada por Ferdinando e fez boa defesa.

A pressão dos anfitriões daria resultado aos 28 minutos. Após cruzamento da direita de Evando, Ricardinho pegou de primeira e acertou um belo chute cruzado, mandando no canto direito de Vanderlei. Com o empate por 2 a 2, o Avaí partiu para o abafa nos minutos finais, e ainda perdeu uma ótima chance com Luis Ricardo. Aos 35, ele pegou sobra de bola na marca do pênalti, mas errou o chute.

AVAÍ 2 X 2 CORITIBA

Avaí - Eduardo Martini; Ferdinando, André Turatto, Emerson e Uendel; Marcus Winícius, Pingo (Ricardinho), Caio e Muriqui; William (Luis Ricardo) e Evando (Bruno). Técnico: Silas.

Coritiba - Vanderlei; Demerson, Pereira e Felipe; Márcio Gabriel, Jailton, Carlinhos Paraíba (Leozinho), Marcelinho Paraíba e Leandro Donizete; Marcos Aurélio (Ramon) e Hugo (Bruno Batata). Técnico: René Simões.

Gols - Muriqui, aos 34, e Hugo, aos 35 minutos do primeiro tempo; Marcelinho Paraíba, aos 9, e Ricardinho, aos 28 minutos do segundo tempo.

Árbitro - Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ).

Cartões amarelos - Uendel, Eduardo Martini, Muriqui, Ferdinando, Evando e Emerson (Avaí); Demerson, Marcelinho Paraíba, Felipe, Carlinhos Paraíba e Jailton (Coritiba).

Renda e público - Não disponíveis.

Local - Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.