Bahia e Corinthians empatam por 0 a 0 em Salvador

Bahia e Corinthians não saíram do empate sem gols em partida fraca disputada neste domingo, no estádio de Pituaçu, em Salvador, pela 13.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O empate foi ruim para os dois times, já que o Bahia continua bem próximo da zona do rebaixamento, com 12 pontos, e o Corinthians teve a sua reação recente na competição interrompida, apesar de chegar ao seu quinto jogo consecutivo sem derrota. Com o resultado, a equipe do técnico Tite superou na tabela o Flamengo, que foi goleado pelo São Paulo por 4 a 1. Agora, os paulistas estão em décimo lugar, com 16 pontos ganhos, uma posição à frente dos cariocas, que têm a mesma pontuação, mas perdem no saldo de gols.

FLAVIO LEONEL, Agência Estado

29 de julho de 2012 | 18h23

Ambas as equipes entraram em campo com importantes desfalques em Pituaçu. O Bahia entrou com vários deles, a começar pelo atacante Souza, que foi destaque da vitória fora de casa contra o Palmeiras na rodada anterior, mas que cumpre pena de quatro jogos imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Além dele, não contou com Madson, Coelho, Gabriel, Elias, Kléberson e Mancini, todos machucados. O atacante Lulinha não pode enfrentar o Corinthians por questões contratuais e o atacante Ciro ficou de fora porque cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

Pelo lado do Corinthians, o zagueiro Chicão e o atacante Emerson foram os desfalques, o primeiro por causa de um edema na coxa e o segundo vetado por problemas no tornozelo. Com estas baixas, Tite escalou Wallace e Romarinho, respectivamente, como substitutos.

O primeiro lance de maior perigo foi do Corinthians, logo aos 3 minutos de jogo, com Romarinho. O atacante arrancou pela esquerda e arriscou um chute já na grande área. A bola, porém, não seguiu com tanta força, o que facilitou a defesa do goleiro Marcelo Lomba.

O Bahia teve a oportunidade aos 11 minutos, quando o lateral-direito Ávine arrancou pela esquerda e tocou para Júnior. O atacante arriscou o chute, mas a bola foi travada pelo volante corintiano Ralf, que, minutos antes, participou de um lance no qual os adversários reclamaram um pênalti sobre o experiente Zé Roberto.

Aos poucos, o Corinthians começou a ter a maior posse de bola em campo. Com jogadas de Romarinho, Douglas e Danilo, a equipe alvinegra passou a arriscar mais descidas ao ataque, jogando melhor que os donos da casa.

Aos 28 minutos, o time paulista teve importante lance, depois de uma jogada do meia Douglas, que tocou para Danilo na pequena área. O camisa 20 arriscou o chute de primeira, mas Marcelo Lomba fez grande intervenção, evitando o primeiro gol do adversário. Dois minutos depois, o goleiro voltou a salvar o Bahia, depois de um chute forte de Romarinho, de fora da área.

O primeiro tempo seguiu com poucas oportunidades. Apesar da ligeira superioridade, o Corinthians não conseguiu converter as chances em gol diante de um Bahia jogando um futebol pouco empolgante, mesmo com o estádio com bom público.

As equipes voltaram sem modificação na segunda etapa, mas o Bahia parecia um pouco mais solto que anteriormente, como se esperava de uma equipe com mando de campo. O time de Salvador não produzia, entretanto, um lance intenso de gol, enquanto o Corinthians continuava perigoso nos lances de ataque.

Com o jogo bastante disputado no meio de campo, o primeiro momento de maior emoção só aconteceu aos 19 minutos, com o time paulista, depois de jogada de Douglas, que levantou a bola na área. Depois de uma saída ruim de Marcelo Lomba, o lateral-direito Alessandro ficou com a sobra e tentou fazer o gol por cobertura, mas a bola saiu por cima do travessão.

O Bahia continuava sem conseguir um lance decisivo e o Corinthians também incomodava bem menos que no primeiro tempo, mas ainda era mais perigoso. Aos 36 minutos, Marcelo Lomba defendeu ainda um chute de Jorge Henrique e, aos 39, o zagueiro Paulo André desperdiçou uma chance, cabeceando a bola para cima do gol.

O próximo compromisso do Bahia será nesta quarta-feira, na estreia pela Copa Sul-Americana, em casa, contra o São Paulo. O Corinthians volta a campo somente no próximo domingo contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro, em São Januário.

FICHA TÉCNICA

BAHIA 0 x 0 CORINTHIANS

BAHIA - Marcelo Lomba; Gil Bahia (Diones), Danny Morais, Titi e Ávine; Fabinho, Fahel, Hélder e Magno (Vander); Zé Roberto e Júnior (Rafael). Técnico: Caio Júnior.

CORINTHIANS - Cássio, Alessandro, Paulo André, Wallace e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Douglas (Ramírez); Jorge Henrique e Romarinho (Paolo Guerrero). Técnico: Tite.

CARTÕES AMARELOS - Paulinho e Paolo Guerrero (Corinthians).

ÁRBITRO - Pablo dos Santos Alves (ES).

RENDA - Não disponível.

PÚBLICO - 24.648 pagantes.

LOCAL - Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA).

Tudo o que sabemos sobre:
futebolBrasileirãoCorinthiansBahia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.