Suárez e Neymar brilham e Barcelona goleia Athletic Bilbao

Suárez e Neymar brilham e Barcelona goleia Athletic Bilbao

Com triunfo por 6 a 0, catalães seguem na briga pela liderança

Estadão Conteúdo

17 de janeiro de 2016 | 19h37

Após ver os principais rivais vencerem bem pela 20.ª rodada do Campeonato Espanhol, o Barcelona não decepcionou neste domingo e fez bonito no estádio Camp Nou, na Catalunha, ao golear o Athletic Bilbao por 6 a 0, com direito a show de Neymar e Suárez, além de gol do melhor jogador do mundo, Lionel Messi.

Com o resultado, o Barcelona chegou a 45 pontos, dois a menos que o líder Atlético de Madrid, mas com um jogo a menos. O Real Madrid, apesar das últimas duas goleadas, é o terceiro com 43 pontos.

Em uma briga particular dentro do Barcelona, Suárez se deu melhor em cima de Neymar. O uruguaio foi às redes três vezes e se assumiu a artilharia isolada do Campeonato Espanhol, com 18 gols. O brasileiro participou de três tentos, mas marcou apenas um e ficou para trás com 16 no torneio - mesmo número de Cristiano Ronaldo e Karim Benzema, do Real Madrid.

A partida mal começou e as esperanças do Athletic Bilbao se esvaíram logo aos 6 minutos, quando o goleiro Gorka Iraizoz Moreno fez pênalti em Suárez e acabou expulso, pois a arbitragem julgou que ele era o último homem. Na cobrança, Messi não perdoou e abriu o placar. Este foi o primeiro jogo do argentino após ser eleito o melhor do mundo pela quinta vez.

Com a vantagem numérica, o Barcelona não foi mais ameaçado em campo. O time catalão conseguiu ampliar aos 31 minutos. Em contra-ataque rápido, Suárez carregou pela direita, puxou a marcação e tocou para Neymar, livre na esquerda. O brasileiro deu uma cavadinha na saída do goleiro e partiu para o abraço.

Na volta do intervalo, novamente os donos da casa mostraram a sua superioridade. Aos 2 minutos, após linda tabela, Neymar deixou Suárez na cara do gol. O uruguaio bateu no canto esquerdo e ampliou o marcador.

Aos 17 minutos, Neymar apareceu novamente para dar um gol de presente a um companheiro. O atacante brasileiro fez uma linda jogada individual dentro da área, levou para a linha de fundo e apenas rolou para Rakitic marcar o quarto. Em seguida, aos 24, Suárez recebeu nas costas da zaga, dominou e tocou fraco para o gol: 5 a 0.

Mesmo próximo do final do jogo, o Barcelona não tirou o pé e foi atrás do sexto gol, alcançado aos 37 minutos. Busquets cruzou da direita e colocou na cabeça do uruguaio artilheiro para fechar o massacre.

Agora o Athletic Bilbao terá a chance de devolver a humilhação na próxima quarta-feira, pois os dois times se encaram pela partida de ida das quartas de final da Copa do Rei, no País Basco.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.