Gerard Julien/AFP
Gerard Julien/AFP

Barcelona e Bilbao querem final em estádio do Real Madrid

Copa do Rei deverá ser disputada em estádio neutro

O Estado de S. Paulo

06 de março de 2015 | 07h00

 Em 30 de maio, Barcelona e Athletic Bilbao repetirão pela oitava vez a final da Copa do Rei. A data e os finalista estão decididos, só falta o local. Ambas as diretorias creem que o melhor estádio para receber esse jogo é o Santiago Bernabéu, por ser o estádio com maior capacidade.

A intenção do presidente do Bilbao Josu Urrutia e do barcelonista Josep Maria Bartomeu é receber 40 mil torcedores de cada equipe. Os merengues, por sua vez, discordam da ideia. Segundo o jornal espanhol Marca, há dois anos o Real Madrid fez um pedido à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) para que não marque mais finais em seu estádio. O clube madridista também teria evitado se candidatar a outras finais de Champions League, como a entre Bayern de Munique e Inter de Milão, em 2010.

Até agora cinco estádios com capacidade mínima de 50 mil torcedores estão concorrendo para sediar a final: o próprio Bernabéu, Novo San Mames (do Athletic Bilbao), Camp Nou (do Barcelona), Mestalla (Valencia) e o Olímpico de La Cartuja (público).

Dos candidatos, Camp Nou e Novo San Mames devem ser descartados, já que a decisão deve acontecer em um campo neutro. O coordenador de partidas da RFEF, Miguel Angel López declarou que  "se o Madrid não quer que joguem a final no Bernabéu, não poderemos jogar lá". Nesta quinta a cidade de Valência se prontificou a receber a partida.

Duas das oito finais entre Athletic Bilbao e Barcelona aconteceram no Santiago Bernabéu, em 1953 e 1984, com uma conquista para cada lado. O último confronto decisivo entre bascos e catalães foi em 2012, no Mestalla.

Das últimas dez finais da Copa do Rei, seis foram em Madrid e três no estádio do Real. No total, a capital foi anfitriã de 64 das 110 finais da Copa do Rei. O Bernabéu foi palco de 35 delas, contra 12 do Vicente Calderón, que pertence ao Atlético de Madrid.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.