PUBLICIDADE

Publicidade

Beira-Rio tem romaria em homenagem a ídolo Fernandão

Ex-atacante do time colorado morreu na madrugada deste sábado em um acidente de helicóptero, na cidade de Aruanã, em Goiás

Por Elder Ogliari
Atualização:

Porto Alegre viveu dia de luto com a morte de Fernandão, em Aruanã, em Goiás, na madrugada deste sábado, em acidente de helicóptero. O Internacional, clube que tem o ex-jogador como um de seus maiores ídolos, hasteou sua bandeira a meio mastro. Durante o dia, torcedores depositaram flores brancas e vermelhas, cores do clube, nas telas que cercam o terreno do Beira-Rio, em romaria que foi aumentando até reunir um grupo com centenas de pessoas no início da noite. O Grêmio, vítima dos gols do atacante, também deixou a sua bandeira a meio mastro e emitiu nota de solidariedade no Twitter, reproduzida no site colorado, reconhecendo que o ex-jogador era "adversário dentro do campo, mas um atleta e cidadão fora dele". Pelas redes sociais e em mensagens enviadas às rádios locais, que dedicaram quase toda a programação à tragédia, torcedores tricolores esqueceram a rivalidade e lamentaram a perda do ídolo do rival.

Torcedores do Inter fizeram homenagens a Fernandão no Beira-Rio Foto: Jorge Zapata/EFE

PUBLICIDADE

O site do Internacional reproduziu comentários do presidente da Fifa, Joseph Blater, do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, do governador Tarso Genro, do prefeito José Fortunati e de dezenas de jogadores de futebol. A presidente Dilma Rousseff lamentou a perda e disse que Fernandão também era ídolo de todos os amantes do futebol e deixará saudade.

Ídolos do mesmo nível de Fernandão no panteão do clube gaúcho também se manifestaram. "O futebol perde uma referência com a morte prematura de Fernandão, mas, sem dúvida, a perda maior e irreparável é a do ser humano, exemplo de ética, caráter e amigo", comentou Paulo Roberto Falcão. "Foi um orgulho conhecer o Fernandão e saber da excelente pessoa que era", afirmou Elias Figueroa, que lembrou que não se é capitão do Internacional por acaso.

O prefeito de Porto Alegre decretou luto oficial de três dias e anunciou que vai propor que a Rua A, no entorno do Beira-Rio, receba o nome de Fernando Lúcio da Costa - Fernandão. As homenagens ao ídolo colorado prosseguem neste domingo, enquanto o corpo será velado e sepultado em Goiânia. No final da tarde, os colorados se reunirão no Auditório Araújo Viana para uma missa.

Revelado pelo Goiás, Fernandão tinha 36 anos e jogou em vários clubes do exterior e no São Paulo. Mas foi no Internacional que esteve no auge, liderando o time que conquistou a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes de 2006. Depois de uma rápida experiência como treinador do Internacional em 2012, ele iria comentar a Copa do Mundo deste ano para uma emissora de televisão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.