Publicidade

Benfica fatura R$ 41 milhões com programa de sócios e se torna modelo

Fidelização prevê vários benefícios aos 233 mil filiados

PUBLICIDADE

Foto do author Almir Leite
Por Almir Leite
Atualização:

SÃO PAULO - O Benfica é considerado modelo de relacionamento com os torcedores. Seu programa tem 233 mil sócios, um universo de 4% do total de fãs. Uma guinada que começou em 2005 e hoje dá  14 milhões de euros anuais ao clube (cerca de R$ 41 milhões). "Naquele ano, lançamos um novo conceito, o de que ser sócio do Benfica não significava apenas pagar mais barato o ingresso e poder votar no presidente. Fizemos um trabalho de fidelização", disse ao Estado o diretor comercial e de marketing do clube, Miguel Bento.Essa fidelização dá ao sócio-torcedor do Benfica, além do direito de ter um lugar no Estádio da Luz ou obter o ingresso com desconto - dependendo do plano -, a possibilidade de pagar menos em lojas, restaurantes, postos de combustíveis e muitos outros produtos e serviços. Miguel Bento recorda que, logo no primeiro ano do novo formato, o número de sócios subiu de 94 mil para 156 mil. Ele também explica que um dos motivos para o sucesso do programa foi a comercialização. "Tornamos o produto acessível em qualquer ponto de venda. E demos brindes. Em pouco tempo, só se falava do nosso programa."O diretor do Benfica diz que, atualmente, o preço médio do plano de sócio-torcedor do clube é de  100 por ano. "O mais caro custa  156, para sócios que residam a até 50 km do clube. E as crianças até 13 anos pagam  36 por ano."Entre os benefícios do programa está o dado pelo cartão de crédito do clube, que credita bônus a cada gol marcado pelo time. "São tantas as opções que aquele torcedor que tem um comportamento de consumo mais fiel recebe mais do que paga ao clube."

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.