Gerard Julien/AFP - 28/5/2016
Gerard Julien/AFP - 28/5/2016

Benzema é condenado na França a 1 ano de prisão com suspensão condicional em caso de chantagem

Atacante do Real Madrid recebe sentença por agir como cúmplice na tentativa de extorquir o meia Mathieu Valbuena, seu companheiro de seleção na época, com vídeo íntimo

Redação, AFP

24 de novembro de 2021 | 08h25

A justiça francesa condenou nesta quarta-feira o atacante Karim Benzema, do Real Madrid, a um ano de prisão, mas com suspensão da pena, como cúmplice da tentativa de chantagem de seu ex-colega de seleção Mathieu Valbuena com um vídeo íntimo. "Benzema se envolveu pessoalmente (...) para convencer o companheiro de equipe a aceitar a chantagem", informa a sentença do tribunal correcional de Versalhes, para o qual o atacante mostrou "certo júbilo (alegria)" e "nenhuma benevolência" com Valbuena. 

Os magistrados estabeleceram uma pena de prisão superior aos dez meses solicitados pela Promotoria durante o julgamento em outubro, mas decidiram pela multa recomendada pelo Ministério Público: 75 mil euros (R$ 470 mil).

Após a leitura do veredicto, os advogados do atacante de 33 anos, que não compareceu ao julgamento por compromissos profissionais (o Real Madrid joga nesta quarta na Liga dos Campeões), anunciaram que apresentarão um recurso contra a sentença, o que deixará a aplicação da mesma em suspenso. O advogado Sylvain Cormier criticou uma "pena muito dura, injusta e sem provas". A defesa alegou que não foi apresentado o "elemento intencional" do delito.

Durante o julgamento, os representantes do MP afirmaram que o astro da seleção francesa tinha o dever de dar o exemplo, como "portador de uma imagem, de uma esperança, de uma notoriedade e de valores morais". Apesar do escândalo da "sextape" ter afastado Benzema da seleção francesa por cinco anos, até seu retorno nas vésperas da Eurocopa disputada em 2021, a condenação parece que não terá consequências esportivas, a apenas um ano da Copa do Mundo do Catar.

Há duas semanas, o presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Noël Le Graët, afirmou ao jornal Le Parisien que Benzema não seria excluído da seleção em caso de condenação. Por sua vez, o Real Madrid, que disputa nesta quarta-feira uma partida da Liga dos Campeões contra o Sheriff Tiraspol na Moldávia, sempre expressou apoio ao atleta. A França está classificada para o Mundial de 2022.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.