Publicidade

Bisneto de Mussolini assina contrato profissional com a Lazio

Romano Floriani Mussolini defenderá clube italiano que possui torcidas organizadas frequentemente acusadas de ideologia fascista ou neonazista

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Romano Floriani Mussolini, bisneto do ditador italiano, assinou seu primeiro contrato profissional com a Lazio, clube frequentemente vinculado a torcidas organizadas de ideologia fascista ou neonazista. No Instagram, o zagueiro de 18 anos publicou uma foto na qual aparece assinando o contrato até 2024 com Mauro Bianchessi, responsável pelas categorias de base do clube romano. 

"Estou muito feliz por ter assinado meu primeiro contrato profissional com a SS Lazio e por vestir esta camisa por mais três anos", escreveu em sua página.

Romano Mussolini assina primeiro contrato profissional com a Lazio Foto: Reprodução / Instagram

PUBLICIDADE

Revelado na Lazio, Romano Floriani Mussolini é filho de Alessandra Mussolini, neta de Benito Mussolini (1883-1945), que criou as primeiras milícias fascistas em 1919. Para chegar ao Estádio Olímpico, onde jogam Lazio, Roma e a seleção italiana, os torcedores passam por um obelisco dedicado a 'Mussolini Dux' (Mussolini o Duce).

Vinculados à extrema direita, os ultras da Lazio são frequentemente acusados de comportamento racista ou antissemita, como saudações fascistas, gritos de macacos e até a exibição de cartazes com caricaturas de Anne Frank, uma das vítimas do Holocausto.

O clube raramente criticou o comportamento de seus torcedores mais radicais, embora em janeiro de 2020 tenha exigido que 16 torcedores que fizeram a saudação fascista em uma partida da Liga Europa contra o Rennes participassem do pagamento de uma multa imposta pela Uefa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.