PUBLICIDADE

Blatter afirma que um dia futebol será jogado em outros planetas

Presidente da Fifa exaltou seu trabalho no comando da entidade

Por Jamil Chade
Atualização:

Em uma resposta aos ataques que tem sido alvo, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, abriu o Congresso da entidade nesta quarta-feira, em São Paulo, exaltando seu trabalho no comando e chega ao ponto de falar na expansão do futebol "para outros planetas". 

PUBLICIDADE

"Temos de estar orgulhosos diante do impacto do jogo no mundo", disse Blatter. "O futebol é um negócio multibilionário. Mas também cria controvérsias e algumas dificuldades", afirmou. 

"Devemos nos perguntar se o futebol um dia vai ser jogado em outro planeta. Porque não", declarou Blatter em seu discurso de abertura. "Nesse dia, não teremos uma Copa do Mundo. Mas uma Copa Interplanetária", afirmou.

Joseph Blatter busca sua quinta eleição ao cargo de presidente da Fifa Foto: Fabrice Coffrini/AFP

Criticado por muitos por ter adotar um comportamento megalomaníaco, por ter se agarrado no poder e por rejeitar o surgimento de uma nova geração de cartolas, Blatter sofre uma verdadeira rebelião por parte das federações europeias. A Uefa quer o fim de seu "reinado" e impedir que o suíço continue no cargo que ele ocupa desde 1998. 

Mas Blatter fez questão de contra-atacar e insistir que sua gestão é "exemplar". "É nosso dever liderar pelo exemplo, pela integridade. Temos de ser justos dentro e fora de campo. Mas é mais fácil ser justo dentro de campo, onde há um árbitro, fronteiras e um tempo determinado. Fora de campo, não existe fronteiras, nem tempo e nem juiz", afirmou. 

Blatter, que ainda hoje se lança como candidato para mais um mandato na Fifa, ainda pediu unidade das 209 federações. "Temos de construir pontes, e não destruir casas", afirmou. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.