Alejandro Garcia/EFE
Alejandro Garcia/EFE

Boa fase de Neymar é trunfo do Barcelona no Campeonato Espanhol

Atacante tem média de quase um gol por partida na temporada e estará em campo neste domingo contra Villarreal, no Camp Nou

O Estado de S. Paulo

01 de fevereiro de 2015 | 07h00

Depois de destroçar o Atlético de Madrid fora de casa no meio da semana com dois gols, dribles e provocações, Neymar volta neste domingo ao Camp Nou para defender o Barcelona na partida contra o Villarreal – que será o adversário da equipe nas semifinais da Copa do Rei, em jogos marcados para os dias 11 de fevereiro e 4 de março. E a torcida espera mais um show do craque, que está fazendo uma ótima temporada.

Neymar já marcou 21 gols em 25 partidas e só é superado no time por Messi – autor de 31 em 29 jogos. Foram 14 no Campeonato Espanhol, três na Liga dos Campeões e quatro na Copa do Rei. Na temporada anterior, a sua primeira na equipe espanhola, ele balançou a rede apenas 14 vezes em 48 jogos.

Além dos gols, Neymar está sendo útil para o time por sua velocidade nos contragolpes e pela capacidade de abrir defesas com seus dribles e ousadia. Esse estilo de jogo irrita os adversários – os jogadores do Atlético o caçaram sem dó quarta-feira –, mas é muito apreciado no clube. "Temos o melhor jogador do mundo, que é Messi, e a magia do futebol, que é Neymar. Ele está mostrando muita maturidade para não cair nas provocações dos rivais e a torcida gosta muito de seu jogo", disse o presidente Josep Bartomeu.

O meia Xavi, um dos líderes do elenco, também saiu em defesa do craque brasileiro. "Acho totalmente exageradas as críticas a Neymar. Ele é muito hábil, gosta de driblar e por isso leva muitas pancadas de seus marcadores. Para nós o importante é que ele está desequilibrando partidas com apenas 22 anos de idade e tem um futuro imenso pela frente."

EMBALADO

O Barça vem de sete vitórias seguidas – levando-se em conta o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei –, e vive seu melhor momento na temporada. Para tudo ficar perfeito, falta apenas o uruguaio Luis Suárez explodir como goleador (marcou apenas cinco até agora) para o trio ofensivo se tornar ainda mais temido do que já é. Mas o técnico Luis Enrique prefere exaltar a generosidade do atacante.

"Suárez vem fazendo um ótimo trabalho. Ele dá profundidade ao nosso ataque e tem dado passes para Messi e Neymar fazerem gols."

Tudo o que sabemos sobre:
futinterFC BarcelonaNeymarfutebol

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.