Reuters
Reuters

Bordeaux vence Caen e conquista o título francês

Time ganha por 1 a 0, fora de casa, e interrompe uma sequência de sete títulos seguidos do Lyon

AE, Agencia Estado

30 de maio de 2009 | 18h15

O Bordeaux conquistou neste sábado o sexto título do Campeonato Francês de sua história, ao derrotar o Caen por 1 a 0, fora de casa. O time chegou a 80 pontos, três a mais que o Olympique de Marselha, e interrompeu uma sequência de sete títulos consecutivos do Lyon, que amargou a terceira colocação e terá de jogar a fase preliminar da próxima Liga dos Campeões.    

 

Veja também:

tabela Campeonato Francês - Classificação final

especial Dê seu palpite no Bolão Vip do Limão 

O gol da vitória foi marcado por Gourcuff, aos 3 minutos do segundo tempo. Após a partida, o zagueiro Henrique, o volante Fernando e os meias Wendel e Jussiê levaram a bandeira do Brasil a campo para comemorar o título. O troféu será entregue neste domingo, quando os jogadores voltarem a Bordeaux para uma cerimônia.

Treinado pelo ez-zagueiro Laurent Blanc, o Bordeaux já havia vencido a Copa da Liga Francesa nesta temporada, e não conquistava o Francês desde 1999. Os títulos anteriores foram em 1950, 1984, 1985 e 1987. O resultado acabou derrubando o Caen para a segunda divisão: a equipe, que havia subido na temporada passada, acabou em 18º lugar, com 37 pontos.

O Olympique, que precisava vencer seu jogo e torcer por derrota do rival, fez sua parte e goleou o Rennes por 4 a 0, com dois gols de Niang, um de Kone e um contra de Douchez. Como vice-campeã, a equipe disputará a Liga dos Campeões e também entra direto na fase de grupos, como o Bordeaux.

O Lyon, que não tinha mais chances nem de ser vice, se despediu com um melancólico empate por 0 a 0 diante do Toulouse e acabou com 71 pontos, sete à frente do rival deste sábado, que foi o quarto colocado e vai para a Liga Europa, sucessora da Copa da Uefa. Também disputarão a competição o Lille, que venceu o Nancy por 3 a 2, e o Paris Saint-Germain, que ficou no 0 a 0 com o Monaco e acabou na sexta posição.

Na briga para evitar o rebaixamento, o tradicional Saint-Étienne escapou ao golear o Valenciennes por 4 a 0, chegando a 40 pontos e se livrando da ameaça do Caen e do Nantes, que venceu o Auxerre por 2 a 1, mas terminou em penúltimo lugar, com 37 pontos. Nos outros jogos, o Sochaux derrotou o Grenoble por 1 a 0, Lorient e Le Mans empataram por 1 a 1 e o Nice não saiu do 0 a 0 com o Le Havre, último colocado, com apenas 26 pontos.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolCampeonato FrancêsBordeaux

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.