Bordeaux vence e elimina Lyon da disputa pelo título

O Bordeaux garantiu neste sábado que o campeão do Campeonato Francês em 2009 não será o mesmo dos sete anos anteriores. Com a vitória por 3 a 2 sobre o Le Mans, o time acabou por eliminar o heptacampeão consecutivo Lyon da disputa. De quebra, ainda aparece agora como favorito para ficar com a taça, já que chegou aos 74 pontos e abriu três na liderança da competição. O vice-líder é o Olympique de Marselha, que ainda joga no domingo, justamente contra o Lyon.

AE, Agencia Estado

16 de maio de 2009 | 17h00

Apesar de sair da briga pelo título, o Lyon promete endurecer o jogo contra o Olympique, já que ainda precisa garantir sua vaga na Liga dos Campeões. Para isso, tem de ficar ao menos na terceira posição. Com 64 pontos, a equipe do brasileiro Juninho Pernambucano se vê ameaçada pelo Paris Saint-Germain, que está em quarto, somando 63, e joga neste sábado contra o Auxerre. Para o time de Marselha, por sua vez, só a vitória interessa para chegar à mesma pontuação do Bordeaux e assumir e liderança - leva vantagem no saldo de gols.

Na partida que valeu a ponta da tabela para o Bordeaux, a equipe anfitriã teve que superar o gol sofrido aos 24 minutos primeiro tempo, quando Tallec fez 1 a 0 para o Le Mans. Ainda brigando para afastar a ameaça de rebaixamento, os visitantes queriam ao menos o empate fora de casa. No entanto, tomaram a virada ainda na etapa inicial, com os gols de Chamakh e Gourcuff. Tallec então voltou a marcar na segunda etapa e fez 2 a 2.

Depois de sofrer o empate logo com dez minutos, o Bordeaux foi para cima para buscar a vitória. Aos 31, saiu o gol que a equipe dos brasileiros Wendell Fernando Menegazzo e Jussiê tanto precisava. Planus foi o responsável por decretar o 3 a 2. Com o resultado, o Le Mans segue em 15.º, somando 38 pontos e a dois do primeiro time na zona de rebaixamento.

Ainda neste sábado pelo Francês, o Toulouse só empatou por 2 a 2 com o Saint-Étienne e ficou em situação complicada para ainda buscar uma vaga na Liga dos Campeões, mais próximo agora da classificação à Copa da Uefa, na quinta posição, com 60 pontos. Já o adversário contou com um gol do brasileiro Ilan para conquistar um ponto importante na briga para não cair. Com a igualdade, está em 17.º, a uma posição da zona de perigo.

Logo abaixo na classificação está o Sochaux, que se complicou neste sábado ao perder por 2 a 0 para Caen, em um confronto direto entre times ameaçados. O lanterna Le Havre, já rebaixado, empatou por 1 a 1 com o Lorient. O mesmo placar se repetiu na partida entre Monaco e Valenciennes. Já Grenoble e Nancy, que não têm mais aspirações na competição, ficaram na igualdade sem gols.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.