Nelson Almeida/AFP
Nelson Almeida/AFP

Borja se torna o 1º sul-americano a ser artilheiro do Paulistão

Atacante colombiano do Palmeiras termina competição com sete gols, apesar de derrota em decisão para o Corinthians

Estadão Conteúdo

08 de abril de 2018 | 21h18

O vice do Campeonato Paulista trouxe para o Palmeiras um único alento. O colombiano Miguel Borja terminou como goleador da competição, com sete gols, e se tornou o primeiro artilheiro estrangeiro da disputa estadual desde o começo da era profissional no futebol, em 1933.

+ Torcida do Palmeiras depreda sede da FPF

+ Clube recusa premiação e promete boicote

A última vez em que um jogador não nascido no Brasil se tornou goleador do torneio foi em 1913 com o britânico Whatley, do Mackenzie. Antes dele, outros jogadores ingleses e alemães conseguiram a honraria, mas jamais a artilharia ficou com um atleta sul-americano.

Apesar de não ter jogado bem e terminado a grande decisão sem marcar gols, Borja consolidou neste Estadual uma reação em sua carreira. Após fracassar no ano passado, com 10 gols em 43 partidas, agora ele já soma nove gols em 14 atuações na temporada e demonstra, além de adaptação ao futebol brasileiro, evolução como atacante.

O colombiano é o nono palmeirense da história a terminar o Estadual como artilheiro. A lista tem nomes icônicos para o clube como Heitor, Romeu Pelliciari, Humberto Tozzi e Evair. O último goleador alviverde tinha sido Alan Kardec, em 2014.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.