PUBLICIDADE

Publicidade

Borussia Dortmund aceita punição que fechará 'Muralha Amarela'

Curva sul do estádio, com capacidade para 24.454 torcedores, ficará interditada

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Borussia Dortmund anunciou nesta segunda-feira que aceitou a punição imposta pela confusão promovida por alguns dos seus torcedores na partida contra o RB Leipzig e manterá a curva sul do seu estádio, com capacidade para 24.454 torcedores e conhecida como "Muralha Amarela", fechada na próxima partida do clube como mandante no Campeonato Alemão.

O clube declarou que a decisão de também aceitar pagar a multa de 100 mil euros (aproximadamente R$ 330 mil) "baseia-se na nossa convicção de que não é possível nem significativo realizar um debate sobre um assunto 'razoável', 'necessário', 'adequado' ou 'perspicaz' discutir a punição do ponto de vista jurídico no contexto da atual atmosfera carregada emocionalmente".

Borussia foi punido por causa da sua torcida Foto: Federico Gambarini/ EFE

PUBLICIDADE

Assim, o Borussia Dortmund manterá o mais conhecido setor do seu estádio fechado na partida do próximo sábado contra o Wolfsburg. "Também enxergamos o perigo de que a recusa da pena ou partes dela por parte do BVB (o Borussia Dortmund) poderia ser mal interpretada como a falta de condenação à má conduta dos torcedores. Esta impressão poderia ser fatal", disse o clube em seu site oficial.

A equipe afirmou, porém, que considera "desproporcional" o fechamento da curva sul do seu estádio por ser "uma punição coletiva contra 25 mil espectadores, dos quais a maioria esmagadora não pode ser culpada ou acusada".

A federação cobrou que uma punição fosse imposta após a exibição de cartazes ofensivos contra fãs, dirigentes e até o proprietário do RB Leipzig em partida do Campeonato Alemão disputada em 4 de fevereiro. Além disso, outros torcedores acenderam sinalizadores nas arquibancadas. Fora do estádio houve conflitos entre fãs dos dois clubes.

De acordo com a federação alemã, torcedores do Borussia Dortmund também causaram problemas nos jogos com Mainz e Hoffenheim, como mandante, e no duelo fora de casa com o RB Leipzig.

A federação destacou que não poderia impor punições pelos incidentes fora do estádio - vários torcedores do time visitante ficaram feridos em ataques com pedras e garrafas -, mas afirmou que o clube é o responsável pelo que ocorre dentro da arena.

Publicidade

O Dortmund já recebeu outra punição que fechou parte da "Muralha Amarela" por incidentes anteriores. O clube garante que toma iniciativas para reduzir a violência nos jogos, mas as últimas ocorrências mostram que o problema não está completamente resolvido.

No último sábado, cerca de 90 torcedores do Dortmund aparentemente com intenções violentas foram impedidos de viajar a Darmstadt pela polícia, que disse ter parado dois ônibus de fãs do clube com materiais que poderiam ser utilizados em uma briga.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.