Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Botafogo anuncia Zé Ricardo como técnico da equipe após saída de Paquetá

Treinador chega ao clube após sequência de quatro derrotas em cinco jogos; tempo de contrato não foi informado

Estadão Conteúdo

04 Agosto 2018 | 14h41

O Botafogo anunciou Zé Ricardo como novo técnico do clube no início da tarde deste sábado, duas horas antes da partida contra o Santos, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, que abre a 17.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador era o nome preferido da diretoria e disse sim à proposta do clube.

+ Botafogo tem desfalques na busca pela reação no Brasileirão

+ Santos visita o Botafogo e espera iniciar reação sob os cuidados de Cucab

+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro

"Que seja o início de uma trajetória GLORIOSA!", publicou o Botafogo em seu perfil oficial no Twitter para anunciar o treinador neste sábado. O clube não deu mais informações do acordo. No jogo diante do Santos, o auxiliar técnico Bruno Lazaroni será responsável por comandar a equipe.

Jair Ventura também era especulado, mas a boa relação de Anderson Barros, gerente de futebol do Botafogo, pesou para Zé Ricardo aceitar a proposta e passar a ser o quarto treinador do time alvinegro nesta temporada.

Zé Ricardo já era o nome preferido dos dirigentes alvinegros em meados de junho depois da saída repentina de Alberto Valentim para o futebol do Egito. No entanto, na ocasião, ele tinha acabado de deixar o Vasco e o Botafogo acabou apostando em Marcos Paquetá, que não aguentou a pressão depois de quatro derrotas em cinco partidas e foi demitido.

Cleber do Santos, auxiliar fixo de Zé Ricardo, acompanhará o treinador novamente em seu novo clube. Zé Ricardo chega com a missão de afastar a equipe de perto da zona da degola no Brasileirão e levar o time às oitavas de final da Copa Sul-Americana. No primeiro jogo da segunda fase, que culminou com a demissão de Marcos Paquetá, o time carioca perdeu para o Nacional, do Paraguai, por 2 a 1. O duelo da volta será no Engenhão, no dia 16 deste mês.

O técnico vai comandar o terceiro clube no Rio de Janeiro. Ele se profissionalizou no Flamengo, que comandou de 2016 a 2017, ano em que conquistou o Campeonato Carioca e levou a equipe rubro-negra à Copa Libertadores em 2017.

No ano passado, assumiu o Vasco e, assim como fez com o rival da Gávea, tirou a equipe da parte debaixo da tabela de classificação e conseguiu um lugar na Libertadores. No comando dos dois clubes cariocas, porém, não conseguiu passar da fase de grupos da competição continental.

Três dias após anunciar a demissão de Marcos Paquetá, o Botafogo divulgou neste sábado seu novo treinador. Trata-se de Zé Ricardo, técnico que comandou o Vasco ainda neste ano. O técnico era alvo da diretoria alvinegra desde junho, quando o então comandante Alberto Valentim deixou a equipe.

Este é o terceiro clube que Zé Ricardo comanda desde que passou a trabalhar como treinador de futebol. Ele teve sua primeira chance ao ser efetivado pelo Flamengo, onde ficou até ser demitido no dia 7 de agosto de 2017. Duas semanas depois, foi contratado pelo rival cruz-maltino. Ao todo, o técnico dirigiu o Vasco em 50 jogos, com 22 vitórias, 13 empates e 15 derrotas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.